Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim
A maioria dos jardineiros considera que um local ensolarado recebe seis ou mais horas ininterruptas de luz do sol direta por dia. No mais, todas as definições falham. Para alguns jardineiros, três a seis horas de sol é considerado “parcialmente ensolarado” e menos de três horas de sol é considerado “levemente sombreado”. E os jardins onde grande quantidade de luz é filtrada através dos galhos que pendem acima durante um longo período de tempo? Algumas pessoas chamam isso de “sombra manchada” e, mesmo estando certamente “sombreado”, o local pode receber luz suficiente para que algumas plantas que precisam de sol sobrevivam. A ausência de sol direto significa que você tem sombra intensa.

Para simplificar, considerando a finalidade deste capítulo, qualquer jardim que não seja ensolarado será considerado um jardim sombreado. O grau de sombra provavelmente vai mudar de um local para outro e de estação para estação. À medida que você trabalhar em um jardim sombreado, descobrirá o que pode e o que não pode crescer adequadamente em cada lugar. Nenhuma planta crescerá em escuridão completa, mas muitas precisam apenas de um fraco vislumbre de luz natural. Essas plantas são aquelas que você deve escolher para o jardim sombreado.

Muitos jardins sombreados são naturalmente frios e úmidos. Eles ficam geralmente cercados de árvores com raízes profundas e quantidades copiosas de restos vegetais provenientes das folhas que caem. Seus solos são normalmente ricos, profundos e fáceis de escavar. Esses são os pontos sombreados mais fáceis para fazer jardinagem, já que as plantas que gostam de sombra vicejam nessas condições. Em locais assim o plantio pode ser feito diretamente no solo, com pouca preparação especial.

Outros jardins sombreados são também charmosos, porém, mais secos do que úmidos. Esses são cheios de árvores com raízes rasas e arbustos que sugam cada gota de chuva. O solo é geralmente pobre e compactado, com falta de nutrientes por causa das raízes gulosas. Esses jardins representam um grande desafio para o jardineiro. É difícil escavar neles. Se você cortar cuidadosamente blocos de solo contendo emaranhados de raízes e substituí-los por terra rica em húmus para nutrir uma planta em especial, as raízes invasoras das plantas e arbustos ao redor logo estarão de volta.

Talvez a maior decepção para o novo proprietário de um jardim sombreado é que os gramados têm dificuldade para crescer. A grama cresce rapidamente no começo, precisando ser cortada freqüentemente, mas é espaçada e sujeita a definhar. Esses gramados geralmente precisam ser regularmente semeados além do normal para ganhar pelo menos um pouco de espessura. Alguns jardineiros acreditam que fertilizar ou irrigar abundantemente ajudará, mas isso é inútil. O único modo de obter um gramado razoavelmente saudável em um local sombreado é usar misturas de sementes de grama elaboradas para esse propósito. Essas misturas contêm uma porcentagem maior de espécies de grama tolerantes à sombra do que de gramas regulares. Alguns dos melhores gramados para sombra são plantados com ciperáceas ao invés de grama. Mas mesmo com misturas especiais de sementes para gramado, os resultados são geralmente medíocres em locais realmente sombreados. Gramado e sombra simplesmente não combinam.

É geralmente por causa dos gramados horríveis que muitas pessoas fracassam no conceito de jardim sombreado. Elas substituem parte do gramado primeiro com uma planta, depois com outra e logo descobrem que seu gramado está mais lindo do que nunca, mesmo que tenha sobrado pouca grama. Se você insiste em ter um carpete vegetal de crescimento lento em um jardim onde os gramados não se saem bem, considere usar forrações tolerantes à sombra. Elas formam carpetes bonitos e regulares com vários tons de verde e a maioria requer pouca manutenção.

Às vezes é possível, embora seja raro, aumentar a quantidade de luz em um jardim sombreado. Pintar de branco as paredes próximas ou usar móveis brancos no gramado pode aumentar acentuadamente a luz nas imediações. O branco reflete a luz, ao invés de absorvê-la. Se a folhagem no alto for densa, você pode conseguir remover alguns galhos e trazer para dentro mais luz do sol salpicada. No entanto, novos galhos crescerão outra vez. Não há muito mais a fazer para aumentar a luz do sol no jardim. Nenhum destes métodos criará um jardim plenamente ensolarado, mas poderá ajudar a trazer luz suficiente para conseguir cultivar um planta favorita.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post