Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pássaro

Hoje em dia, nos centros urbanos parece estar cada vez mais difícil a idéia de acordar ou passar o dia, ouvindo o alegre gorjeio de aves nos jardins das casas. Porém isto não é uma tarefa impossível e é sim, até mais fácil do que possamos imaginar. Não são só os seres humanos que acabam se adaptando à realidade das grandes metrópoles, os pássaros também terminam procurando locais adequados ao seu desenvolvimento.
Atraí-los para o seu jardim não é complicado, basta manter nele algumas plantas específicas que acolham aves, através de diversos recursos para ambientá-las. Além da beleza e do prazer que os pássaros proporcionam ao homem, eles cuidam da perpetuação das espécies vegetais, mantendo assim o equilíbrio ecológico.
Qualquer planta atrai aves, porém algumas têm importância biológica maior por apresentarem flores, fruto, sementes e por atraírem insetos e pequenos animais que também servem de alimentos para as aves. Outras constituem o local predileto para a construção do ninho e há as que fornecem material para isso. Resumindo cada planta tem a sua função nesta cadeia.

Verifique as dicas de plantas ideais:
Para manter a constante visita de pássaros, escolha árvores frutíferas, sementeiras e floríferas com ciclos em diferentes épocas do ano.Cultive plantas de portes diferentes se o espaço permitir, escolha árvores, trepadeiras, arbustos, gramíneas, cercas vivas, bromélias, etc., pois cada espécie de ave tem características próprias. Umas se alimentam do néctar, outras de frutos, algumas preferem os grãos e há até as que comem de tudo.
O pessegueiro, pereira, araçazeiro, romãzeira, mangueira, ameixeira, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, uvaia, framboeseira, amoreira e figueira, hospedam com freqüência o sanhaço e o pássaro-preto, que engolem pequenos pedaços do fruto, além do bem-te-vi e o sabiá, que por serem menores, apenas o bicam.
O jerivá atrai periquitos. Já os pínheiros-do-paraná, plantados em grandes quantidades, são alvo certo para o descanso dos pintassilgos.
Os palmitais recebem com mais freqüência tucanos e periquitos.
A duranta e a russélia são bastante atrativas para os beija-flores, que também gostam das espécies trepadeiras como a buganvília (primavera), tumbérgia, maracujazeiro e brinco-de-princesa.
Pássaros como coleirinha, rolinha, canarinho-da-terra e pintassilgo gostam de plantas sementeiras, entre elas o jambolão (ou jamelão), piracanta, ligustro, quaresmeira, cássia e cedro.
As flores tubulosas e perfumadas, como sálvia, magnólia, hibisco, malvavisco e boca-de-leão, ou ainda grevílea de jardim, caliandra, suinã (ou árvore-candelabro) e bauínia atraem praticamente todos os tipos de pássaros.
Plantas que dão palha, como hibiscos, ligustro, fícus, magnólia, tuia, palmeira, jerivá e gramíneas, oferecem abrigo e material para as aves fazerem os ninhos.

Para auxiliar na escolha das espécies que você pode adquirir, acompanhe a lista das plantas e seus diferentes ciclos:
Suinã (Erythrina speciosa) – árvore, floresce no inverno;
Pata-de-vaca (Bauhinia sp.) – árvore, floresce no outono;
Pitangueira (eugenia) – árvore, frutos de polpa comestível;
Hibisco (Hibiscus) – arbusto, floresce quase todo ano;
Lantana (Lantana camara) – arbusto, floresce quase todo ano;
Afelandra (Aphelandra squarrosa) – arbusto, floresce na primavera / verão;
Tilândsia (Tillandsia) – bromeliácea, flores ricas em néctar;
Vriésia (Vriesea) – bromeliácea, flores ricas em néctar;
Tumbérgia (Thumbergia)- trepadeira, Flores ricas em néctar;
Lanterna chinesa (Abutilon) – trepadeira, flores ricas em néctar;
Primavera (Bounganvillea) – trepadeira, flores atrativas;
Ligustro (Ligustrum) – cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Cedrinho (Cupressus) – cerca-viva, procurada para a construção de ninho;
Gramas (Andropogon, setaria, etc.) – gramíneas, sementes e material p/ construção de ninhos.

Mas, além destas plantas você ainda pode optar por opções como:
Instalar pequenos recipientes cheios de água, que servem como banheiras para as aves. Mas, lembre-se que a água deve ser substituída diariamente, mantendo-se assim fresca e limpa.
Funciona também como atrativo de passarinhos, usar pequenas garrafinhas de plástico ou bebedouros de água com açúcar. Para que essa alternativa funcione são importantes os seguintes cuidados: a mistura deve ser fervida para evitar a fermentação e substituída a cada três dias, no máximo. A mistura compõe-se de uma medida de açúcar para cada duas e meia de água.
Também costuma dar bons resultados a instalação de pequenas bandejas de madeira com pedacinhos de frutas doces, como banana, goiaba, caqui, ou sementes para pássaros. Essas bandejas devem ser limpas e reabastecidas diariamente. Para quem não sabe, as aves costumam procurar alimentos de manhã ou à tardinha. Todos os recipientes acima citados devem ser colocados em locais altos, com sombra e sossegados, longe do alcance de gatos e outros animais.

Agora que você já conferiu as sugestões faça seu projeto paisagístico e desfrute do prazer de apreciar o livre vôo dos pássaros que em busca de alimento chegam em grupos, nos dando em troca o canto, a beleza e o colorido impar.

beijaflor

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post