Inverno – cuidados com plantas, jardins e gramados - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim
A chegada do inverno traz a preocupação com as plantas de jardim. Nesta época do ano, a vegetação tropical é a que mais sente as diferenças climáticas e a falta de sol, o que resulta em um aspecto queimado nas folhagens, indicando falta de vigor. As mudanças constantes de temperatura provocadas pelo inverno afetam mais ainda as plantas tipicamente tropicais – as de folhas mais largas, como palmeiras, bananeiras e lírios – e os gramados. Porém, existem plantas que florescem o ano todo ou somente nesta época, e mantêm o jardim lindo. A baixa luminosidade incidente nos dias mais frios altera os hábitos das plantas, que entram em estado de dormência, perdem o vigor e a cor vibrante. Algumas plantas queimam por causa da oscilação de temperatura e as folhas das árvores também caem. Mesmo assim, tendo alguns cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e saudáveis na primavera.
Anote algumas sugestões para manter suas plantas vigorosas:

Adubações: são recomendadas apenas para as plantas que se desenvolvem e florescem no inverno.

Podas: Podem ser feitas podas de limpeza, retirando as folhas mortas. Deve-se evitar a poda generalizada em lugares muito frios. Árvores, arbustos e cercas-vivas podem ser podados neste período, porém não devem estar florindo. Em julho e agosto, as roseiras devem ser podadas e adubadas com adubo orgânico. É a chamada poda anual das roseiras. Mas atenção: o corte deve ser feito em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

Transplantes: a época também é boa para transplanta trepadeiras, arbustos e árvores que estiverem em seu período de dormência;

Limpeza dos gramados – retirada as ervas daninhas, de preferência manualmente para que sejam extirpadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada.

Aeração – após aparar, retire os restos da grama cortada com um ancinho, isso vai melhorar a aeração e a luminosidade, além de diminuir a temperatura e umidade junto à grama, fatores que facilitam o surgimento de doenças. Para aumentar a circulação de ar entre as raízes da grama faça perfurações finas e profundas no solo. É preciso, entretanto, tomar cuidado para não perfurar e danificar demais as folhas.

Cobertura – em regiões onde o inverno não é muito rigoroso, costuma-se dispensar a cobertura do gramado. Entretanto a prática não é indicada apenas como proteção contra o frio e geadas. A cobertura com turfa incorpora ao solo alguns nutrientes. Vale dizer que não é preciso “soterrar” a grama: uma fina camada de é suficiente para cumprir a função. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a turfa.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post