Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




SUN0922 Dutch
Plantas e Luz
*
O local ideal para plantas dentro de casa é em uma distância menor que dois metros da fonte de luz. Mas atenção. Se a planta estiver perto da janela, nada de fechar a cortina.
* Cuidado também com o ar condicionado. As plantas não devem ficar muito próximas a ele pois o efeito do vento pode ressecar e até queimar as folhas.

Plantas e Apartamentos
*
O mais importante que se deve observar ao cultivar uma planta em apartamento é o ato de regar. Você tem que pensar que a planta depende apenas de você para se desenvolver.
* A pessoa encarregada de cuidar da planta dentro de um apartamento não deve regá-la demais nem de menos. Ao contrário do que muita gente pensa, a planta murcha não é apenas o resultado de falta de água, mas também de excesso. Lembre-se que dentro do apartamento, sem sol, a terra demora mais tempo para secar.
* A planta que fica dentro do apartamento precisa de muito cuidado pois tem um ar mais restrito e não tem sol.
Espécies recomendadas: Dracena arbórea, Pleomele e Palmeira Ráfis

Plantas e piscina
* Plantas e piscina são uma combinação maravilhosa quando o ambiente é bem planejado.
* Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a espécie. Não use plantas que derrubem muitas folhas, como o bambuzinho, e também plantas com folhas miúdas. Além da sujeira, corre-se o risco de entupir o filtro da piscina.
* As plantas ideais para este local são aquelas de folhas grandes e que caem em pouca quantidade
* Na hora de escolher uma planta, leve em conta o ambiente tropical e de lazer que uma piscina proporciona.
* Evite também plantar grama muito próxima à borda da piscina. Você verá que, ao aparar a grama, a sujeira na piscina será muito grande. Nestes locais, opte por canteiros com folhagens.
Espécies recomendadas: Palmeiras, Helicônia, Ravenala e Ave do Paraíso.

Plantas e o clima da Região do Centro Oeste
* Nosso clima é muito quente, tem um inverno muito seco e uma estação de chuvas muito forte. As plantas daqui devem agüentar todas estas características, principalmente a baixa umidade do ar. * Uma planta que não suporta estas características, por exemplo, é a hortênsia. Ela pode até florescer, mas nunca vai ficar tão bonita como nas regiões de clima frio.
* Nossa região precisa de uma planta mais adaptada para nossas características.
Espécies recomendadas: Palmeira, Agave, alguns tipos de Jasmim grama esmeralda ou batatais (gramão), Bromélia, Pândano (que dá um bom efeito visual).

Plantas e locais pequenos
*
Em locais pequenos o ideal é ter poucas plantas mas de valor expressivo, que tenham importância para o espaço.
* Deve-se evitar plantas estilo “touceira” ou misturar vários tipos de folhagem.
* Quando a área é pequena, se houverem muitas plantas, é provável que elas acabem competindo entre si. Nesse caso uma delas pode tornar-se predominante ou ainda pode ser que todas acabem morrendo, pois todas terão que dividir os nutrientes entre si.
* Em um jardim pequeno, o ideal é que pelo menos uma das plantas se destaque das outras, respeitando o dimensionamento da própria natureza. Para isso deve-se colocar também plantas de tamanho médio e pequeno.
Espécie recomendada: Palmeira Fênix, como planta de destaque.

Para locais pequenos sem sol: Lírio da Paz e Ráfis
Para locais pequenos com sol: Lírio Amarelo, Moréia e Pseudo Íris

Plantas e erros
* Um dos principais erros que as pessoas cometem em relação às plantas, é achar que todas as espécies podem se desenvolver em suas casas. Você deve se informar sobre as características da planta, qual o clima, espaço e cuidados adequados para ela.
* Ao plantar uma muda em casa, informe-se sobre o tamanho que ela poderá ficar. Ao contrário, você poderá ter muros quebrados e calçadas arrancadas.
* Cuidado com as plantas que você ganha de presente. Elas podem acabar “entulhando” o seu jardim e descaracterizando o espaço.
* Nunca plante espécies de características diferentes lado a lado. Um cactus, por exemplo, necessita de rega a cada 30 dias e não pode ser plantado ao lado de uma bananeira que precisa de água todos os dias.

Plantas fashion
*
Assim como na moda, as plantas também têm espécies que estão em alta e até mesmo aquelas que foram moda voltaram a ser usadas depois de muito tempo.
* Estão em alta o Pândano, a Cica Revoluta, a Orquídea bambu e até mesmo a Espada de São Jorge, comum nos quintais das casas de nossas avós, e que hoje é “febre” em São Paulo

Plantas alto padrão
*
Entre as espécies existem também aquelas que são as de “alto padrão” que além de muito bonitas, são extremamente caras. São elas: Dracena arbórea, Pleomele, que é volumosa e tem muita presença e a sensível Palmeira Camedora, que não suporta o sol.

Plantas e a terra
*
A primeira coisa a se observar ao levar uma planta para casa, é a qualidade da terra. Ela deve ser de boa qualidade ou então adubada com esterco ou fertilizante.
•*Existe ainda a terra preparada (substrato) que já vem com todos os nutrientes que a planta necessita.
Muita atenção com a terra, de nada adianta comprar uma bela planta se não proporcionarmos condições para o seu desenvolvimento. E grande parte do sucesso deste desenvolvimento está relacionada com a terra.

Instruções para plantio
As instruções a seguir referem-se ao plantio diretamente no solo. Para vasos ou jardineiras, proceda de forma semelhante.
* Selecione um local de acordo com as exigências da planta escolhida (luminosidade, drenagem, etc.).
* Abra uma cova com as dimensões 60 cm x 60 cm x 60 cm, separando a porção de solo superior, que é mais fértil que a do fundo.

Adicione a esta parte os seguintes adubos:
- 100 gr de NPK 10-10-10
- 100 a 150 gr de superfostato simples, ou 400 gr de farinha de osso
- 100 a 150 gr de calcáreo dolomítico
- 5 a 10 litros de esterco ou composto orgânico
Misture bem, e leve ao fundo da cova. Coloque a muda, sem enterrar o “colo”. Complete com a terra que estava no fundo.
Escolha dias chuvosos ou nublados para o plantio.
Algumas espécies de plantas são sensíveis à radiação solar excessiva, e precisam de sombra em sua fase juvenil. Se for o caso, plante-as à meia-sombra ou utilize coberturas de tela sombreadora.

janela

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Boa tarde!!

    Tenho duas plantas de cica na frente da minha casa no jardim, gostaria de rancar uma, e colocá-la no outro canto de uma parte no jardim, corro risco dela morrer, ou tem alguma próporção para replantá-la?? é a primeira tiragem de folhas dela, é porque na parte que as duas estão plantadas, o espaço vai ficar pequeno pra elas. Agradeço a compreensão e aguardo retorno. Abraços.

    Magslley

Comente sobre o post