Dicas de cuidados e cultivo das plantas em miniatura - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim miniatura

Quem não gosta de um belo jardim não é verdade? Ou mesmo de plantas? O ato de plantar poderá ser uma terapia bastante interessante que pode até mesmo ser comparado como o de cuidar de uma criança.

As plantas requerem um cuidado especial, ela requer sempre que possível amor, e podemos ter todos os tipos de planta, mas ela somente deverá ser bonita se lhe dermos o devido amor e carinho. Uma planta é uma vida e para a vida temos de dar amor e cuidados.

Confira As Dicas
É muito importante temos um jardim, já que o oxigênio vem das plantas, se mora em apartamentos por exemplo, poderá ter vasos com plantas. Existe uma grande variedade de plantas ornamentais que são próprias para quem mora em apartamentos ou casa, e existem plantas que para este efeito não se adaptam bem pois não gostam de muito sol.

bonsai azaléia

Plantas ideais para plantar dentro de casa
Uma das plantas ideais para se ter dentro de casa é o bonsai, esta que é uma árvore pequena e muito bonita, que poderá ornamentar o seu apartamento ou mesmo a sua casa. O bonsai tem sua origem na China no século III a.c.

Apesar disto foram os japoneses que começaram a aprimorar esta técnica, incluindo na sua cultura como uma arte e também objeto de culto e meditação. A técnica do bonsai não se trata apenas de uma planta específica, porém de uma técnica utilizada em uma árvore como um objeto que deverá estar em miniatura. Não existem árvores do bonsai, mas sim árvores que podem se transformar pelo processo de bonsai.

As manutenções de criação do bonsai consistem em conservar a terra úmida, e manter o vaso em locais ventilados, que tenham incidência de raios solares direta, e geralmente por meio período. Além disso outra alternativa interessante é podar os galhos para que aconteça a manutenção dos formatos desejados.

Adubar a terra apenas a cada três anos em média, dependendo das espécie que você tiver, a troca da terra deverá ser realizada por processos simples, que não devem tomar muito o seu tempo, levando praticamente em torno de uma meia hora, e os fertilizantes utilizados podem ser orgânicos ou mesmo químicos.

Uma boa dica de adubos orgânicos é a utilização de farinha de osso, além de torta de mamona ou esterco de frango curtido. No caso de adubos químicos é bem importante se ter o conhecimento de dosagens, e o excesso normalmente poderá ser fatal para o bonsai.

jardim

A escolha do melhor lugar para a planta
O sol durante a manhã, é algo ideal para se utilizar e colocar o bonsai. Por este motivo procure colocar nas janelas ou nas varandas que possam receber os primeiros raios do dia. E ainda jamais procure colocar sobre os eletrodomésticos, o calor emitido pelo equipamento poderá prejudicar a saúde da planta.

A utilização de ar condicionado por sua vez poderá ser algo fatal, procure evitar mudar o bonsai de lugar, o que é ideal é o girar de dois em dois meses, para que os brotos e também as folhas possam se desenvolver pelo mesmo período e a planta ainda não crescer de forma desproporcional.

Além disso, o vento excessivo e a chuva direta poderá danificar a planta, por este motivo procure escolher um local que seja arejado porém protegido.

jardiminitura

A frequência das regas e a umidade
Os horários ideais para se regar as plantas é no início da manhã, ou mesmo no final da tarde, isto deverá valer também para os bonsais. O que é importante é que o torrão possa estar sempre úmido, e nunca deverá estar encharcado.

Procure regar totalmente e lentamente até que a água comece a escorrer através dos orifícios inferiores.  Procure nunca deixar a água acumulada no seu pratinho, as raízes podem apodrecer com facilidade. Vale lembrar que é interessante se molhar as folhas, porém isto não significa regar a planta.

Se perceber que a terra estará muito seca, no caso de um ou mesmo dois dias sem a ausência de água. Caso quiser perceber que a terra está muito seca, no caso de um ou dois dias de ausência da água, procure mergulhar o torrão em uma bacia cheia, para que a terra possa absorver a água por igual, um período máximo entre as regas é de dois dias.

O melhor jeito de fazer as podas
A poda das folhas deverá servir para controlar o crescimento excessivo dos ramos, sempre que os galhos tiverem dez ou mais pares de folha, procure reduzir para quatro ou cinco pares. A poda ainda poderá ajudar a criar espaços vazios entre os galhos, com isto é necessário que todos os ramos da planta possam receber luz.

A poda das raízes dever ser realizada, e este corte deverá atrofiar a planta, permitindo assim que ela chegue á idade adulta sem crescer demais. Procure em seguida retirar o bonsai do vaso, cortando as raízes inferiores.

Nunca corte as laterais. Logo em seguida procure devolver ao vaso, completando assim os pedaços que estiverem livres com terra. Plantas que tiverem até três anos deverão ser podadas o ano todo, depois deste processo a poda deverá acontecer a cada cinco anos.

Outras plantas são interessantes e serem cultivadas em bonsai, como por exemplo, a roseira miniatura, que é uma planta reduzida que deverá reduzir e oferecer muita beleza por diversas vezes a fragrância das rosas tradicionais, mas também em tamanhos da miniaturas. Normalmente são utilizadas com plantas de vaso devido ao seu tamanho.

A floração, na roseira deverá contar com o início da primavera, até meados de outono.

A luz deverá sofrer uma incidência indireta, procure levar a planta para um local ensolarado e também bem arejado. Para que se floresçam bem a roseira precisará de um sol pleno, pelo menos de seis a sete horas diárias de luz solar, podendo ficar nas sacadas

Dicas para o crescimento
As roseiras deverão ser plantadas em terras drenadas, corte as flores velhas com frequência para ajudar as flores novas.

lguinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post