Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mini-garden

Além de criar e cuidar das plantas, os amantes da jardinagem também estão fazendo a miniatura dos seus próprios jardins. A envolvente tarefa levou muita gente a se dedicar à técnica com muita força e agora você já pode reproduzir o seu.

O primeiro passo é identificar alguma peça do seu jardim que você encontre em miniatura. Alguns exemplos são escada, vasos, bancos, mesa ou cadeiras. Além delas, você pode pegar tijolos, telhas, mármore, pedra, cerâmica, porcelana, conchas e, até mesmo, moedas.

Não se esqueça da areia e, de fato, da árvore ou planta em plástico que deseja reproduzir. Também será preciso um material para fazer o rejunte.

O processo é simples. Nesse tipo de mini jardim, as condições ambientais devem ser similares às da natureza. O objetivo é criar uma reprodução o mais fiel possível do habitat das plantas que serão cultivadas. A montagem pode ser feita a partir destes passos básicos.

gardem miniature

Colocando a mão na massa
Compre um vaso, pode ser semelhante ao da foto abaixo. Lembre-se de preencher seu espaço com terra, mas não até a superfície máxima. Depois de colocar a terra e a planta, crie uma demarcação em forma de S ou U, de acordo com o projeto escolhido.

Para isso, você vai precisar de tiras de madeira, encontradas em qualquer ferragem ou loja de construção. Use palitos para fixá-la no local (será preciso em função da próxima etapa).

Na área em que será o pátio, demarcada pela tira e seus palitos, despeje a areia. Essa base vai tampar as raízes e será importante para o próximo passo. Alise a areia em toda a área do pátio, inclusive nos cantos, com cuidado. Suavize a mistura até mesmo em toda a área. Essa camada deve ter cerca de 1,2 cm de profundidade.

Coloque os pedaços de telha ou outro material desejado acima para que você possa ver as diferentes formas e tamanhos que eles assumirão Se tiver alguma representação de caminho, faça antes.

Os espaços entre “as pedras” devem ser proporcionais ao seu jardim de verdade. Deixe todas as pedras no mesmo nível e, quando tiver terminado, bata em todas suavemente para baixo com um pedaço de madeira.

Por fim, derrame o rejunte na área do pátio, mas tenha cuidado para não derramá-lo no jardim, usando a outra mão como uma barreira. Elimine o excesso do produto, de forma cuidadosa para que não tirem do lugar as pedras.

Claro que você pode utilizar plantas verdadeiras no jardim em miniatura, lembrando-se de regá-las.

A escolha das espécies
Dê preferência às plantas pequenas,  isso facilitará a preparação e a manutenção do jardim.

Quem é iniciante pode optar por variedades que gostam de sombra e toleram altos níveis de umidade, como musgos e samambaias. Mas, se o objetivo for criar um clima árido, em um recipiente aberto, os cactos e as suculentas são ideais.

gardem1

Faça pequenos buracos e coloque as plantas com cuidado para não danificar as raízes. Enfeite com pedras, conchas, estátuas em miniatura e qualquer outro objeto de sua preferência.

Cuidados e manutenção
As regas dependem da espécie cultivada. Cactos e suculentas podem ser regados apenas uma vez por mês. Também é importante remover qualquer erva daninha ou vegetal doente.

Esses jardins em miniaturas ficam lindos na varanda, mas podem ser colocados na sala e até mesmo na cozinha ou no banheiro, garantindo uma decoração charmosa aos cômodos.

Dica
Você pode posicionar a reprodução do seu jardim em uma pequena área do pátio. Coloque-o em um lugar estrategicamente pensado para que o sol, o vento e a chuva não danifiquem as estruturas.

margaridas-em-movimento4

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post