Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cattleya_Labiata
Cattleya labiata é uma espécie que, ao final do verão e princípio do outono, enfeita nossos orquidários com as suas flores. Além das belas flores, somos premiados com seu magnífico perfume que é exalado principalmente na parte da manhã e ele é tão característico que podemos chamar de “perfume das Cattleyas” pois esta é uma característica transmitida aos híbridos produzidos com sua participação.  Espécie considerada ‘Rainha do Nordeste Brasileiro’, pela floração abundante, de grande duração, de perfume inconfundível, pela grande utilização nas hibridações que se seguiram à sua descoberta, foi classificada e descrita po John Lindley em 1821, mas já era cultivada (em estufas, claro) na Inglaterra desde 1818 por um tal William Cattley, a quem se deve o nome deste gênero de orquídeas, homenagem prestada por Lindley, por havê-la feito florir naquele país pela primeira vez.  Ela  é considerada o tipo nomenclatural do gênero Cattleya e daí sua magnífica importância.

Trata-se de planta epífita ou por vezes rupícula, que vegeta sobre árvoresou sobre rochas e em paredões nas serras, em locais nos quais a umidade provem, de um mais intenso regime de chuvas (brejos) e da neblina que se forma, noturna e matinal, locais quase sempre protegidos do sol intenso.  Na natureza, vegeta a uma altitude entre 500 e 1000 metros. É, sem dúvida alguma, a mais bela e uma das mais apreciadas orquídeas brasileiras, por ser cultivada fácil e soberbamente, de norte a sul do País. Nenhuma outra Cattleya o faz em tal plenitude!

Planta vigorosa, extremamente resistente, como boa nordestina que é, com pseudobulbos de 15 a 20 centímetros de altura, comprimidos e sulcados, apresentando uma única folha oblongo-elíptica, raramente duas. Inflorescências compostas de 3 a 5 flores, sempre muito bem dispostas e que  surgem de uma espata dupla de mesmo tamanho, uma das características que propiciam sua identificação, o que não ocorre com sua prima, a warnerii, que apresenta espatas simples e somente por vezes duplas mas de tamanhos desiguais, a interior menor que a exterior.
Flor com 18/20 até 25 centímetros de diâmetro, um tamanho  excepcional, pétalas e sépalas  de colorido típico lilás, em diversas tonalidades. As sépalas são lanceoladas, a maior parte das vezes planas e as pétalas mais largas, ovóides e graciosamente onduladas.

Época de Floração -Em geral, no Norte e Nordeste brasileiro: Dezembro/Janeiro à Março e no Sudeste e Sul em Fevereiro/Março, mas as fortes variações climáticas recem ocorridas, tornam essas previsões pouco precisas.

É uma planta de facílima cultura e, por isso, muito recomendada para orquidófilos principiantes.

painel-florzinhas11

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Adorei seu blog! Dicas muito úteis e fotos lindas, das quais algumas não resisti e tomei a liberdade de “pegar”emprestado… rs
    Trabalho com uniformes profissionais… Não gostaria de agregar aos seus produtos, além dos equipamentos para jardinagem?
    Um abraço,
    Sueli Vianna

Comente sobre o post