Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim (Small)

Para começar a organizar a flora de um jardim, seja em casa ou em locais mais vastos como sítios e fazendas, basta ter os utensílios necessários para organizar um belo jardim. Muita calma e paciência também são ingredientes essenciais, pois sem eles você sem começa a dar o primeiro passo.

Para começar, veja os objetos básicos para uma boa jardinagem e saiba como organiza-los: mangueira; fertilizante; sementes; luvas de jardinagem.

Estes são os principais itens para um grande começo. Com o passar do tempo você vai precisar de outros mais elaborados. Tudo é uma questão de tempo.

jardim-organizado

Organizando
Os utensílios podem ficar pendurados ou guardados em um armário interno ou externo ao jardim. Saiba que eles precisam ter limpeza frequente, principalmente as luvas e a mangueira. Os fertilizantes e as sementes devem ser guardados em locais apropriados, que não sejam muito secos.

Um armário de madeira seria essencial para este fim. Uma forma bacana de guardar as ferramentas de jardinagem é pendurá-las na parede. O espaço fica organizado e decorado. É possível amarrar os utensílios com fitas e depois colocá-los em uma armação de ferro.”

Coisas pequenas
Os jardineiros iniciantes devem começar os seus trabalhos utilizando coisas pequenas. Se você não tem muito tempo para se dedicar a jardinagem, comecem a plantar em vasinhos pequenos ou criando filas de flores no jardim, o que se torna bem prático.

Saiba que cada flor tem o seu desenvolvimento em um certo tipo de ambiente. No seu jardim, existem locais com mais ou menos sol. Procure organizar as suas flores usando este método.

Quem quiser começar a plantar em vasos, deve brincar com alturas diferentes, acho que dá um destaque legal. Às vezes a planta é linda, mas, ao ficar mais baixa do que as outras, ela acaba sumindo. Dá para distribuir os recipientes de várias maneiras criativas, destacando as plantas mais bonitas.

Jardim-reciclado

Vaso--xicara.

Além dos vasos tradicionais, com um pouco de criatividade é possível incrementar tais recipientes. Objetos da cozinha, como bules e jarras, também podem ser usados como vasos. Aproveite velhas latas (de chá, azeite, entre outras) e galões como recipientes.

Fertilizando
Para começar a fertilizar o solo da maneira correta, procure saber o pH do mesmo. Para isso, basta ter um kit de medição do pH. É uma forma de organizar as plantas do seu jardim de forma correta e saudável. As plantas devem ser regadas e fertilizadas cotidianamente e por isso, organize um calendário próprio para isto, sabendo os dias de regas de cada planta e quais as épocas em que elas dão flores ou frutos, dependendo da espécie.

Organizar as regas e a fertilização por meio de um itinerário vai ajudar os novos jardineiros a não cometerem certos excessos como: rega em demasia, fertilização excessiva e cortes muito frequentes.

jardim

As plantas
Para quem tem um espaço muito limitado no quintal para criar um lindo jardim, basta seguir algumas dicas dos profissionais da área: A dica é abrigar as plantas em prateleiras. Um pequeno móvel estreito pode ajudar a manter organizados os vasos de vários tamanhos e formatos variados. Além disso, não atrapalhará a circulação.

Decorando
As plantas são muito úteis na decoração de um jardim, para não dizer que são peças essenciais. Uma boa dica para tornar uma decoração mais organizada e bonita é agrupando os vasos por cores, misturando os tons para não ficar muito “certinho”.

jardim com-pedras

Utilize também pedrinhas decorativas, esculturas em metal. Aproveite as meias sem par e costure-as envolta de pequenos vasinhos. Use as paredes e muros para pendurar cestos e vasos de parede com plantas trepadeiras.

Épocas do ano
Saiba como organizar o seu jardim de acordo com os meses e épocas do ano:
1. Janeiro: Opte elas estacas de begônia-rex e violeta ou de galho de brinco-de-princesa, gerânio e roseira;

2. Fevereiro: Escolher mudas e galhos;

3. Março: Coloque enxertos em roseiras  se você as tiver.  Os bulbos das plantas que já secaram já poderão ser retirados também;

4. Abril: Bom para fazer mudas e galhos também;

5. Maio: Adubar vasos e canteiros;

6. Junho: Hora de diminuir as regas e proteger as plantas das geadas que estão por vir;

7. Julho: Tempo de proteger os caules com palha;

pneus

8. Agosto: Mês de podar os gramados e recobri-los com uma camada de uma mistura bastante aconselhada pelos profissionais: “partes de terra vegetal preta, 3 de areia grossa e 3 de esterco de curral bem curtido. Comece a organizar o plantio para a primavera e planejar novas formas de cultivo;

9. Setembro:
Hora de adubar canteiros e transplantar vasos. Não esqueça que esta é a época de adubar os gramados também;

10. Outubro:
Hora de planejar quais serão as plantas que irão florescer no verão. Uma dica são as azaleias. Não esqueça de limpar os galhos secos neste mês;

11. Novembro: Vasos e canteiros terão que ser transplantados;

12: Dezembro: Adube os gramados, retire os galhos secos do jardim e utilize adubos químicos para tal finalidade. Certas espécies como  cravo, gladíolo, hortênsia, jasmim-manga, magnólia amarela, rosa, quaresmeira florescem neste mês.

borboletas044

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post