Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lirio-do-amazonas (8)

Atualmente, as residências sejam elas em forma de casas ou apartamentos, seguem a tendência de apresentarem espaços cada vez menores, sejam na própria habitação que possuem espaços reduzidos e cômodos compactos procurando explorar ao máximo todos os espaços, como espaço de quintal e varanda reduzidos.

Antigamente, as residências possuíam espaços mais amplos, principalmente com relação aos quintais que eram grandes e vastos, o que facilitava o cultivo das espécies vegetais de grande porte nos ambientes externos.

Contudo os novos empreendimentos imobiliários procuram maximizar os espaços, isto é fazer os prédios e casas nos menores espaços possíveis, o que acaba diminuindo o contato das pessoas com a natureza.

Com isso, hoje em dia os espaços externos disponíveis para o plantio e cultivo de espécies vegetais estão cada vez menores e com maior dificuldade de serem encontrados pelas pessoas nas grandes cidades.

Para as pessoas que gostam de cultivar plantas e estar em contato com a natureza, surgiu a alternativa de cultivar plantas em ambientes internos ou até mesmo fechados, como salas, cozinhas e até mesmo os banheiros, para suprir a falta de espaços abertos apropriados para o cultivo de plantas em suas casas ou apartamentos.

Jiboia-prateada - Scindapsus pictu

Para as pessoas que consideram difícil e improvável cultivar plantas em ambientes fechados, é possível encontrar plantas sendo cultivadas até mesmo nos escritórios empresariais, no entanto neste caso é indicado o cultivo de plantas de pequeno porte e que realizem o filtro do ar, como por exemplo, a Jiboia-prateada, que é uma planta ornamental e que possui resistência a locais com baixa iluminação natural, como os escritórios. Essa planta se destaca por ter a capacidade absorver a fumaça gerada por cigarros, purificando o ambiente.

O cultivo de plantas traz uma serie de benefícios para o ambiente em que elas são cultivadas, pois através da realização da fotossíntese a planta ajuda a melhorar a qualidade do ar, liberando oxigênio e aspirando gás carbônico e ainda ajuda a regular a temperatura do local.

Decorar os ambientes com plantas é colocar no local vida, cor, transformar o ar do ambiente, Além do que as plantas ajudam a transformar a estética do local, pois elas apresentam funções decorativas, transformando o ambiente em que elas são cultivadas.

begonia_769

Plantas apropriadas
As plantas apropriadas para o cultivo em ambientes interiores são aquelas que conseguem sobreviver em ambientes fechados, contudo a grande maioria das espécies vegetais precisam de bastante luz, água e nutrientes para poder viver e se desenvolver de maneira plena.

Cada espécie vegetal possui características próprias, e cada uma delas possui uma serie de cuidados que precisam ser tomados para que as plantas se desenvolvam de forma plena e assim consigam transmitir vida e toda a sua beleza.

De acordo com os especialistas, é facilmente identificável quando uma planta está precisando de cuidados, pois elas tendem a perder a sua tenacidade, ficam murcham, perdem a coloração e suas folhas costumam cair.

De uma maneira geral as plantas necessitam receber incidência direta de luz natural (luz solar), passar por regas e adubações, além de outros cuidados básicos que necessitam ser tomados para bom cultivo das espécies vegetais (como a poda, por exemplo).

Conforme os especialistas existem 03 tipos de plantas que são apropriados para o cultivo em ambiente internos ou fechados:
1 – as espécies de pleno sol que necessitam ter pelo menos 04 horas diárias de incidência direta da luz solar;

2 – as espécies de meia sombra que necessitam ter pelo menos 04 a 06 horas diárias de incidência indireta da luz solar;

3 – as espécies de sombra que não podem receber luz direta do sol, no entanto precisam receber incidência de luz difusa por um período de 04 a 06 horas por dia.

Orelha-de-elefante Albo-marginata
Dicas
As espécies de sombra são as mais apropriadas para serem cultivadas em ambientes fechados. Pois elas apreciam habitar áreas com muita sombra, pouca incidência de vento e luminosidade reduzida. Essas plantas conseguem realizar a fotossíntese mesmo com pouca luz.

É importante frisar que o aspecto da luminosidade é fundamental, pois apesar dessas espécies vegetais necessitarem de pouca luz, elas não podem viver em ambientes escuros, sem nenhuma incidência da luz solar.

Por isso essas plantas são próprias para os ambientes fechados que possuem características peculiares, oferecendo as plantas pouca iluminação natural, pouca ventilação e temperaturas mais elevadas.

Geralmente as plantas que habitam na parte de baixo da copa das grandes árvores das florestas tropicais (região norte do Brasil, Colômbia, Venezuela entre outras) possuem essas características e podem ser cultivadas em ambientes interiores.

Dracaena-marginataL7

De uma forma geral, as plantas adequadas para cultivo em ambientes interiores possuem pequena exigência de água, por isso passam por poucas regas durante uma semana. Devido às plantas típicas das regiões tropicais gostarem de ambientes úmidos, o solo pode ficar umedecido, contudo é necessário cuidado para que a terra não fique encharcada e assim cause o sufocamento das raízes e acabar levando a planta à morte.

Uma dica é que antes de realizar as regas, você coloque a mão na terra para verificar como está a umidade antes de irrigar a planta, assim você previne o encharcamento das plantas.

Entre as espécies vegetais que podem ser cultivadas em ambientes internos estão: os lírios, a dracaena marginata, a rosa-de-pedra, os cactos, a begônia, a avenca, a pimenteira, a árvore-da-felicidade, as samambaias, a crossandra, a palmeira, as orquídeas e outras espécies vegetais diversas.

Avenca.03

Plantas apropriadas para espaços sem incidência de sol
Em locais que possuam grandes espaços fechados (interiores) e que não possuem incidência direta do sol e estejam disponíveis para o cultivo de plantas, podem ser utilizadas espécies vegetais como o filodendro-imperial (espécie vegetal de folhagem verde escura) e a orelha-de-elefante (espécie vegetal de folhagem verde clara), que são espécies vegetais que possuem capacidade de preenchimento dos espaços, ornamentando o ambiente e muitas vezes não existe a necessidade de se colocar outras plantas para compor o espaço.

Essas plantas se caracterizam por não precisarem de grandes quantidades de incidência de luz solar, para que essas plantas se desenvolvam de forma plena. Além disso, as duas espécies exigem pouca manutenção, sendo necessário realizar regas e fertilização somente na época da primavera.

file

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post