Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Colocar flores e plantas em dentro de casa deixam o ambiente mais bonito e principalmente mais aconchegante. Sem falar que algumas espécies podem exercer não só a “tarefa” de decoração, mas dar um auxílio umidificando o ar e podem ser excelentes fontes de desintoxicação do ambiente.

Mas, nem toda a planta é adequada para determinado ambiente. Em geral, as plantas que funcionam bem na sala podem ficar nos quartos e escritório, mas pode ser que no banheiro e na cozinha não seja o caso.

Essa lista com plantas que podem enfeitar a sua casa e o ambiente adequado, vai ajudar-lhes um pouco:

(Saintpaulia ionantha Wendl.)
1 – Violeta africana (Saintpaulia ionantha Wendl.):
Essa planta pode ser considerada como um coringa para a sua casa. Ela poderá ser usada em qualquer ambiente, porém, é importante que fique sempre próximo a janela. Só dê água para a violeta africana quando ela estiver seca.

aloe-vera-in-vaso
2 – Babosa (Aloé vera):
É outra ótima opção para se ter em casa. Principalmente, para quem ama as plantas, mas não tem muito tempo para cuidar delas. Ela exige pouca manutenção, mas não se esqueça de deixá-la sob o sol durante o inverno e que ela só pode receber água quando a terra ficar completamente seca. Escolha sempre as plantas sem manchas acastanhadas nas folhas e que as mesmas sejam gordas. Você pode colocá-la na sala, mas é perfeita, com certeza, para o banheiro.

Alocasia macrorrhizos
3 – Orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhisos):
Realmente é uma planta que marca presença na decoração graças a folhagem em formato de seta. Ela é tropical e por isso requer uma temperatura que lembre do clima. Deve ter as suas folhas constantemente molhadas para que elas sintam a umidade e necessitam muito de luz, mas jamais direta do sol. São ideias para serem usadas no banheiro e jamais as use na cozinha.

Nephrolepsis-exaltata-bostoniensis.

4 – Samambaia de Boston (Nephrolepsis-exaltata-bostoniensis)
Essa planta pode ser usada na sala, na varanda e até mesmo no quarto, caso você considere justa para a decoração desse ambiente. Porém, o ideal é que ela fique suspensa próximo a uma janela recebendo luz indireta. Se você observar que não estão se renovando as folhas é porque ela está num lugar muito seco e é necessário borrifar mais água nas folhas ou mudá-la de posição.

BXK1467_Bromelia800
5 – Bromélia:
É uma das plantas que mais adora luz artificial, o que é ótimo para quem quer ter planta em casa. Porém, as flores dessa espécie costumam aparecer uma vez por ano quando o clima é úmido e quente. Ela precisa ter uma boa drenagem e cuidado para não colocar muita água. Um bom lugar para se ter uma bromélia é no banheiro.

7
6 – Coroa-de-cristo (Euphorbia milii).:
Apesar de ser um arbusto cheio de espinhos, é uma planta bem prática de cultivar porque exige pouca manutenção. O ideal é que de vez em quando ele fique sob a luz direta do sol e que só receba água quando a terra está completamente seca. A varanda é um dos melhore lugares para se ter um exemplar. Até porque é graças a luz do sol que as flores vermelhas aparecem praticamente o ano inteiro.

Euphorbia ingens
7 – Cacto do deserto:
Além de muito colorido é fácil de cuidar e pode ser uma excelente opção para ornamentar a anela da cozinha.

Clorofito
8 – Planta aranha (Clorofito):
É uma das plantas que os paisagistas mais usam para decorar interiores e não só pela sua beleza, mas também pelos seus benefícios. Ela absorve os poluentes do ar e o renova, desintoxicando a casa. Pode ser usada em qualquer um dos ambientes.

Língua-de-sogra

9 – Língua da sogra (Sansevieria trifasciata):
É uma planta que deve ter o seu cantinho, pois ela tem as folhas pontiagudas, afiadas e cortante. A sala seria o lugar ideal. É uma planta fácil de ser cuidada e cresce sem problemas até mesmo na sombra. A rega deve ser feita somente a cada 2 meses.

Spathiphyllum wallisii
10 – Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii):
É uma planta que precisa de luz solar direta, por isso, o seu uso na parte interna fica bem limitado. Você deverá deixá-la em qualquer ambiente próximo a um janela, cujo o sol atravesse de cheio. É outra espécie que exerce a função de melhor o ar da casa, retirando o benzemo e outras toxinas são levadas através de plásticos, produtos sintéticos, entre outros.
As raízes devem estar sempre úmidas, mas o cuidado deve ser grande para não encharcá-las, o que provoca apodrecimento.

Buxus Sempervirens
11 – Buxiuho de interior (Buxus sempervirens):
Planta que pode ser usado em jardins no interior da casa, mas tenha paciência porque o seu crescimento é lento. Porém, ele precisa receber sol, mesmo que não direto. Uma boa dica para o seu cultivo é colocar musgo verde sobre o solo, é um modo para ajudar na retenção da umidade. A rega deve ser feita uma única vez na semana quando a terra estiver seca.

orquídea phalaenopsis
12 – Orquídea Phalaenopsis:
Uma planta que gosta de umidade e temperatura baixa, pode ser uma opção para o banheiro e também para cozinha. A temperatura ideal dessa planta é entre os 18 e 20ºC. Porém, para se ter flores, elas precisam ficar em uma temperatura de menos 6ºC. Elas precisam ter luz indireta, então, qualquer ambiente que você escolha o lugar ideal é na janela. Normalmente, elas devem receber água a cada 2 semanas, para deixar o solo úmido. Nas folhas também é bom borrifar água de vez em quando.

zamioculcas
13 – Zamioculca  (Zamioculcas zamiifoli):
Planta que tem se tornado extremamente popular para ambientes internos, como uma planta decorativa. Sua folhagem se mantém atrativa até mesmo em situações de alta negligência (descuido). Suporta muito bem o sombreamento, sendo este um dos seus pontos fortes. Possui um crescimento lento e suporta desde ambientes de baixa até locais de luminosidade mais alta. Deixe a planta em local iluminado, mas evitando ao máximo o sol direto, que pode provocar queimaduras nas folhas.

Mantenha a planta um pouco mais úmida em locais de alta iluminação. É preferível pecar pela falta ao excesso d’água. Deixe a terra secar bem entre as regas em ambientes menos luminosos; regas em excesso podem causar amarelamento das folhas. Reduza as regas ainda mais durante o inverno.
Lave as folhas com o auxílio de uma mangueira, para que suas folhas se mantenham brilhosas e limpas. Retire as folhas e ramos mortos periodicamente. O melhor solo para ela é o bem drenado e com boa quantidade de matéria orgânica.

Variedade. Diversidade. Mudança. Estas palavras e o que elas representam estão no cerne do mundo das plantas de interior. Uma planta no seu vaso não é um gracioso objeto de arte. É um ser vivo fascinante, que reagirá a todos os cuidados que lhe dispensar !

janela 70

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post