Plantas Medicinais – Cultivo - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




plantas_medicinais1

Incorporar plantas medicinais à decoração de seu jardim, quintal ou em pequenos vasos dentro da sua casa permite aliar a beleza do verde a uma vida mais saudável. Veja como é fácil cultivar as plantas medicinais até mesmo em espaços menores e comece hoje mesmo sua hortinha em casa.

O local adequado para cultivar plantas medicinais
Para quem pretende cultivar as plantas dentro de casa o melhor é escolher dentre os cômodos, aqueles nos quais a incidência de sol pela manhã seja abundante. Seja na área de serviço ou no parapeito de uma janela, as plantas se desenvolverão melhor se receberem luz na medida certa e estiverem protegidas do vento excessivo que poderia queimar-lhe as folhas.

Solo e adubação
O solo deve ser drenado, ou seja, precisa de bom escoamento da água para que as espécies cresçam saudáveis. Para prover os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas, faça um preparado misturando em partes iguais terra peneirada, areia peneirada e composto orgânico (pode ser húmus de minhoca, esterco de curral ou de aves, porém, o esterco de aves precisa estar bem curtido).

A adubação equilibrada é essencial para a saúde das plantas, portanto, reforce a cada seis meses acrescentando mais composto orgânico aos canteiros.

Plante em canteiros ou vasos
Se há espaço para criar um canteiro, siga as recomendações:

- Um canteiro com 1 m2 de área é suficiente para plantar sua horta;

- Os canteiros precisam ter no mínimo, 20 cm de profundidade;

- Para começar o horto medicinal limpe bem a área retirando pedras, troncos, ervas daninhas e desfaça torrões de terra.

- Jogue a mistura de terra, areia e composto orgânico sobre o canteiro e revire um pouco.

- Abra sulcos rasos na terra (com um ou dois centímetros de profundidade) deixando um espaçamento de cinco a dez centímetros entre as linhas de plantio para permitir a circulação de ar e incidência solar.

- Jogue as sementes e cubra-as com um pouco de terra.

Para plantar em vasos ou em sementeiras:
Forre o fundo do vaso com uma camada de cascalho grosso. Esse passo não é necessário para as sementeiras que já permitem um escoamento eficiente da água.

1 – Depois, coloque nos vasos a mistura descrita acima (partes iguais de terra, areia e composto orgânico nos vasos);
2 – Tome cuidado para não compactar demasiadamente a mistura para que a água das regas possa escoar com facilidade;
3 – Jogue algumas sementes sobre a terra;
4 – Se preferir, acrescente um pouco do cascalho grosso sobre o vaso para evitar sujeira na hora das regas.

Cuidados diários com as plantas medicinais
Depois de semeadas, as plantas precisarão de cuidados diários para que se desenvolvam adequadamente e fiquem vistosas no paisagismo.

ervas-1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post