Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cetella asiatica (2)

Nome cientifico: Centella asitica L. Pata de cavalo, centela, gotu cola (índia)

Aspectos macroscópicos – A centelha ao contrário do que muitos imaginam, ocorre também no Brasil, uma planta perene, rasteira e rizomatosa, que gosta de invadir terrenos gramados, beiras de estradas e campos abertos, as folhas são cordiformes ou arredondadas, de cor verde escura na parte superior da folha e mais clara na parte inferior da folha, as margens são onduladas, o pecíolo é longo arroxeado e provido de substâncias. As pequenas flores brancas de são de difícil visualização, os pequenos frutos são ovalados ou arredondados, um vegetal de boas condições de cultivo, inclusive podendo ser de cultivo misto.

O gênero Centella inclui aproximadamente 20 espécies de pequenas ervas perenes que crescem na África meridional e na maioria das partes das regiões tropicais. A espécie mais conhecida é a Centella asiatica que é uma erva medicinal importante, semelhante a uma sua parente Européia, a Hydrocotyle vulgaris.

A centella asiatica é uma espécie que cresce em lugares sombreados e úmidos como plantações de arroz, mas também cresce em áreas rochosas e em paredes sendo também uma planta infestante de gramados. É uma erva rasteira, perene, raízes propagando-se em nódulos, com agrupamentos de folhas de até 5cm, em formato de rim e bordas denteadas. Flores rosas minúsculas aparecem sob a folhagem na época do verão.
Centella asiatica é uma das mais importantes ervas na medicina Ayurvédica. Conhecida como Brahmi, “que traz conhecimento de Brahman [Realidade Suprema]“, foi por muito tempo usada na Índia para fins medicinais e para ajudar a meditação.

Pesquisas mostraram que Centella asiatica reduz o tempo de cicatrização, melhora problemas circulatórios nos membros inferiores e acelera a cura. É uma erva rejuvenescedora, diurética, que limpa toxinas, reduz inflamação e a febre, melhora a cura e a imunidade, e tem um efeito balanceador no sistema nervoso.

Como uso culinário, as folhas são consumidas em saladas e como tempero no sudeste da Ásia. Na medicina, a erva é usada no tratamento de feridas e condições crônicas da pele, veias varicosas e úlceras. Tópicamente é usada em feridas, hemorróidas e articulações reumáticas. Extratos são utilizados em máscaras de cosméticos e cremes para aumentar o colágeno e firmar a pele.

A centelha asiática regula o tecido conjuntivo, por ativar a síntese de colágeno a nível dos fibroblastos, aumentando a incorporação de lisina e prolina nas proteínas melhorando a molécula de colágeno, e melhorar a circulação de retorno venoso ao coração. Esta regulação é sentida nos processos regenerativos e de cicatrização.

Seus princípios ativos são:ácido tânico, ácido asiático, ácido madecassólico, asiaticoideos e velarin.
Indicada nos processos varicosos e ulceras de estase. Dosagem: 170 mg de 1 a 8 vezes/dia durante 3 meses. Após este período fazer uma pausa de 30 dias para então reinciar o tratamento.

Propriedade Terapêuticas – Uma das maiores indicações da centelha no combate a celulite, ativando a circulação sanguínea. O uso externo pode ser em cremes e sabonetes para a melhoria das condições da pele.

Contra indicações – Altas doses podem causar desmaios e mal estar.

CUIDADO: Esta erva é irritante de pele e está sujeita a restrições legais em alguns países.

luag

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post