Pragas comuns em forrações - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




acalifa

A incidência de pragas e doenças está associada, muitas vezes, à escolha imprópria da espécie para o local de plantio (clima, solo, insolação) ou à manutenção inadequada.
Regas excessivas ou falta de rega, adubação insuficiente e falta de limpeza do canteiro, contribuem para o surgimento de pragas e doenças.

As pragas e doenças mais comuns em forrações são mencionadas nos quadros abaixo.
Marcas semelhantes à ferrugem –
Diminuem o ritmo de crescimento, favorecendo a má formação de brotos e, em caso de grande infestação, podem matar a planta.
Mini-azaléias, acalifas, Impatiens, orquídeas terrestres, entre outras.

Cochonilha - Insetos sugadores que roubam a seiva da planta, causando a má-formação de folhas e frutos e os brotos ficam encarquilhados. Atacam grande parte das forrações: orquídeas, moréias, etc.

Formiga saúva – Em uma noite elas podem desfolhar todo um canteiro. Grande parte das forrações.

Lagarta – As lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espécie de ‘teia’ para proteger-se. Todas as plantas que possuem folhas macias estão sujeitas ao seu ataque.

Lesma – As lesmas e caracóis atacam brotos, botões e raízes. Podem comer a planta toda,matando-a. Pingo-de-ouro, moréia, clorofito, lírio-da-paz, etc.

Mosca-branca - Costuma localizar-se na parte inferior das folhas, onde liberam um liquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Alimentam-se da seiva da planta. Pingo-de-ouro, verbena, gazânia, azulzinha, etc.

Pulgão – Vivem sob folhas e brotos novos da planta, sugando a seiva, deixando-as amareladas e enrugadas. Podem transmitir doenças perigosas. Costumam atacar principalmente, as plantas de hastes e folhas macias; gerânios, mini-hibisco e até botões de moréias.

Tripes – Atacam folhas, brotos, botões, flores e bulbos. Quando afeta a fase de botão, pode causar aborto da floração ou pétalas deformadas. As flores podem ficar com manchas descoradas.  Semânia, pingo-de-ouro, falsaérica, etc.

flor10

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post