Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As forrações são plantas que possuem seu crescimento horizontal maior que o vertical. Seguindo esta definição podemos considerar que os gramados são forrações, mas geralmente este termo é utilizado para descrever as plantas, que ao contrário dos gramados, não podem ser pisoteadas, e por isso são utilizadas em áreas onde não há circulação.

Usadas para revestir o solo, são muito importantes no paisagismo, sendo úteis para proteger a terra evitando erosão por chuva e vento; e a perda excessiva de umidade por evaporação, tornando o paisagismo mais bem acabado.

Trazendo texturas e cores para os jardins, as forrações possuem algumas vantagens em relação aos gramados: não necessitam de podas constantes e crescem onde não seria possível plantar grama, como terrenos rochosos, com sombra ou muito úmidos e em barrancos; aliás, algumas forrações, como o amendoim rasteiro (Arachis repens) são recomendadas para evitar deslizamentos de terra. O amendoim também é a forração mais recomendada para cobrir áreas muito extensas.

No geral para plantar forrações é preciso ter um solo rico em matéria orgânica e fofo, e também cuidar para que não falte água. As forrações podem ser multiplicadas pela divisão de touceiras (na primavera pegue uma planta maior, retire o excesso de terra e a divida com cuidado para não machucar as raízes, obtendo assim outras mudas).

Se você não tem um jardim onde plantar forrações, saiba que pode plantá-las para dar acabamento aos seus vasos de plantas, por exemplo, uma palmeira phoenix fica linda com evolvulus ou rabo de gato como moldura.

Uma observação importante em tempo de conscientização ambiental
Considerando que as cidades precisam cada vez mais de áreas permeáveis para absorver e devolver aos lençóis freáticos a água das chuvas para evitar alagamentos; as forrações são uma ótima opção onde não se quer a manutenção constante exigida pelos gramados. Se você gosta do verde, faça sua parte para melhorar o planeta: ajude e estimule a plantar.

Ao escolher a forração que deseja plantar, leve sempre em consideração as exigências de cultivo:
1 – luminosidade;
2 – época de plantio;
3 – tipo de solo e cuidados de manutenção.

Tipos de forração

Forrações de meia-sombra

toreniaTorenia – Torenia fournieri

É uma planta indicada para o plantio como forração ou bordadura em canteiros. Em algumas regiões, é conhecida como “amor-perfeito-do-pará”, por sua semelhança com o famoso amor-perfeito. Zebrina, Lâmia, Aeônio e Alumínio são outras excelentes plantas para forração.
- Luminosidade intensa, mas evite o sol direto entre 10 e 17 horas.

Forrações de sombra

selaginellaSelaginella – Selaginella braunii

Adequada para vasos e jardineiras, a selaginela pode ser utilizada também em estufas úmidas e jardins de inverno, sendo uma planta curinga em locais de baixa luminosidade.
- Não suporta sol direto, luz indireta por, pelo menos 2 horas ao dia. Outras forrações de Sombra: Hera, Grama-preta, Boa-Noite.

Forrações de sol pleno

capuchinhaCapuchinha – Tropacolum majus

Possui grandes folhas e bonitas flores (vermelhas ou amarelas) permite que sejam também usadas como planta ornamental e também utilizada na culinária(folhas e flores) em saladas.
- Sol pleno – no mínimo 4 horas de sol direto, todos os dias. Outras forrações de Sol Pleno: Sanvitália, Capuchinha, onze-horas, Lobélia, Agerato,Cinerária, Tradescânia, Iresine, Equevéria, Clorofito, etc.

25

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post