Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lagrimas de bebe

Nome Científico: Soleirolia Soleirolii
Nome Popular: Lágrimas de Bebê,  Barba de Moisés
Família: Urticaceae
Origem: Mediterrâneo
Ciclo de Vida: Perene

Esta suculenta também tem sido chamada de Musgo da Irlanda, no entanto não é um musgo, nem deve ser confundida com a Sagina Subulata ou Chondrus Crispus, que também são conhecidos como musgo irlandês. Ela é uma delicada suculenta de forração com folhas verdes ou amarelas brilhantes com grande número de pequenas flores. Ela cresce rente ao chão em esteiras e é por vezes utilizada na ornamentação de jardins ao lado de samambaias.

Esta espécie é nativa do norte da região mediterrânica, mais especificamente em torno da Itália e ilhas vizinhas, mas foi introduzida e cultivada em todo mundo como planta ornamental. Ela pode ser cultivada em ambientes fechados como uma planta de casa pode ser utilizada em habitats de  anfíbios. Quando cultivada em vasos suspensos  dá um grande efeito pendente.  Em regiões mais frias, ela entra em hibernação e ressurge vigorosa quando a temperatura aumenta.  O seu florescimento se dá no final do verão e no início da primavera. Suas flores são hermafroditas, minúsculas e de tonalidade branco rosadas.

Suas folhas são o atrativo especial da planta, conferindo quando plantada ao chão um exuberante tapete verde de textura uniforme. Ela deve ser utilizada em forrações de canteiros,  jardineiras e naqueles lugares onde a grama normalmente não se desenvolve. Necessita de muita luminosidade em ambiente de meia sombra. O solo ou substrato onde será cultivada deverá ser rico em matéria orgânica, poroso e bem drenado. As regas devem ser feitas em dias alternados sem encharcar.

Uma curiosidade à parte da Soleirolia, diz respeito às suas minúsculas flores: quando maduras e secas, no menor toque, elas explodem, soltando um pozinho branco como acontece com a Pilea Microphylla–“brilhantina”, da mesma família.

Nas regas, percebe-se muito bem esse fenômeno. Na verdade são os grãos de pólen saindo do androceu, ou seja: do órgão sexual masculino. O Gineceu (a parte feminina) fica por localizada na parte mais baixa e rosada da flor.  Ela está sendo relançada como planta pendente em vaso.

4770355_flKf1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post