Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome científico: Chlorophytum elatum “Variegatum”
Nomes populares: Planta Aranha, Gravatinha, Dracena, Milho
Família:Agavaceae
Floresce: Verão
Altura: 10 a 60 cm
Originária: África do Sul e Ásia
Tolera: pequenos períodos de seca
Ciclo: perene

Existem quatro tipos de Clorofito variegada com o centro da folha branco e bordos verdes, variegada com o centro da folha verde e bordos brancos, totalmente verde em tom escuro e totalmente verde em tom claro.
Todas são semelhantes e de tratamento igual, mas os Clorofitos de folhas totalmente verdes não arqueiam tanto quando pendurados em vasos suspensos.
Muitas vezes acontece a variedade matizada produzir alguns “filhos” de cor totalmente verde, sendo o contrario mais raro.

É uma planta de sombra ou semi-sombra que gosta de umidade e regas frequentes na época de crescimento ou quando o tempo estiver muito seco e quente.
Deve evitar-se tocar as suas pontas para que não sequem e fiquem feias, aprecia ser regularmente pulverizada com água á temperatura ambiente.
De Fevereiro a Setembro regue a C. elatum liberalmente e adube-a uma vez por semana. Regue-a parcimoniosamente desde Outubro até ao fim de Janeiro e conserve-a a uma temperatura baixa.

Multiplica-se por divisão de touceira, pela divisão também do rizoma (raízes) e pelas novas inflorescências, retirando-as da planta mãe e plantando-as diretamente num novo vaso ou fazendo-as aumentar as raízes em água e depois colocando-as em vasos.

Quando suspensa em vasos tem um impacto visual muito bonito e quando bem tratada pode descer quase até ao chão, pois as suas inflorescências que dão origem a pequenas e novas plantas podem elas próprias voltar a dar novas plantas e consequentemente crescer assim para baixo em cascatas de pequenas flores e tufos de plantas.
Quando plantada no chão, fica muito bonita em bordaduras de outras plantas ou mesmo árvores, mas tem que se ter maior cuidado com o crescimento da mesma, cortando todos os rebentos que ao tocarem no solo se transformam em novas plantas, para que não perca a forma original dada por nós.

Ideal para: cestas suspensas, interiores, mas também bordaduras e floreiras
Se ingerida é venenosa, não causando a morte, mas vômitos e perda de apetite (anorexia)

flor270

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    dorcas aguiar martins 
    Thursday, 19. April 2012

    gostei das dicas sobre o clorofito e os cuidados ,eu tenho em um jardim fechado ja a um ano,e estao com as pontas queimadas e nao se muitiplicam elas estao no chao.

Comente sobre o post