Barba-de-judeu – (Saxifraga sarmentosa) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




SAXIFRAGA

Pertencente á família botânica das Saxifragaceae, este gênero, é muito extenso, incluindo plantas anuais  bianuais, e perenes, na sua grande maioria alpinas . Vêem de zonas temperadas sub-árticas do Hemisfério Norte e com algumas espécies da Etiópia  México e Ártico. Um dos maiores atrativos deste gênero de plantas, advém desse mesmo fato a enorme diversidade de habitats em que proliferam, desde montanhas a florestas. Existem cerca de 480 espécies de Saxifragas assim como inúmeros híbridos criados para o mercado de jardinagem. Das 480, cerca de 64 espécies, estão na Red List de 1997 da IUCN, por estarem ameaçadas de extinção ou serem já muito raras.

Nome científico: S. stolonifera, também conhecida por,  barba-de-judeu, mãe-de-mil-filhos, floresce da Primavera ao Verão.

Cultivo: É ótima para utilizar como planta forrageira, ou para plantar na beira de um lago ou até mesmo em canteiros pequenos onde possamos pensar que “nada mais cresce”. Devido á sua resistência, desde que não lhe falte água, ela aguenta até geadas persistentes, e chegada a Primavera,  flores não lhe faltarão, desde, claro está, que não esteja muito na sombra. Aí a tendência será, para ter folhas de um verde mais escuro e com poucas flores.

O truque está em equilibrar as necessidades de água da planta, de acordo com a exposição á luz solar, mas isso é algo que com o próprio tempo e alguma observação, depressa se conseguirá. A maneira mais fácil de reproduzir é por divisão de touceiras e não importa se o vaso em que a colocar for pouco fundo, pois como já mencionei, as suas raízes estendem-se na horizontal. Resumindo, é uma planta que , pelas listas prateadas em fundo verde , e pelas suas flores brancas salpicadas de rosa e amarelo, dá um toque de subtileza e harmonia, a qualquer jardim.

Adubar quinzenalmente de Abril a Setembro. Prefere luz forte e difusa;
Fertilizar na época do florescimento;Não tolera temperaturas a baixo dos 4ºC;
Propaga-se por estolhos (1) que surgem da planta principal.
Sua reprodução é feita cortando as plantículas e plantando-as separadamente;
As suas raízes propagam-se não verticalmente, mas horizontalmente;
Transplanta-se utilizando qualquer terra de boa qualidade, no início da Primavera.

O seu nome de Stolonifera deriva da combinação duas palavras em latim, “rocha” e “partir”, que mostra a resistência das raízes desta planta, que se propaga até por cima destas, a partir do seu sistema de estolhos; manter o solo ligeiramente úmido.

(1) “Estolho: É um tipo de caule rastejante que emite brotações laterais que em intervalos sucessivos pode criar gemas com raízes e folhas”. Desta forma o estolho permite a propagação vegetativa da espécie. Sinônimo: Estolão, estolhão.
Ex.: Morangueiro.

9vk8089w


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post