Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alporquia, bráctea, colmo, estolho, estiolada… o idioma “jardinês” está muito complicado?
Pois agora vai ficar mais fácil! Neste pequeno dicionário de jardinagem, colocamos os termos mais utilizados, bem explicadinhos!

A
Ácido:
Com pH inferior a 7 (veja também pH). Solo ácido é comum em regiões chuvosas, tende a ser escuro e a formar limo.
Acuminada: Folha que termina em ponta alongada.
Aérea: que ocorre no ar ou é própria dele; parte aérea de uma planta é, geralmente, o conjunto de caule, ramos folhas, flores e frutos; raiz aérea é qualquer raiz exposta ao ar, como as do filodendro e da seringueira.
Alcalino: Com pH superior a 7 (veja também pH). Solo alcalino ocorre mais comumente em regiões de pouca chuva e tende a ser esbranquiçado.
Alporque: Ramo ou caule circundado por terra, pó de xaxim, turfa ou substrato semelhante, para emitir raízes e, mais tarde, ser destacado como muda.
Alporquia: Técnica de reprodução por alporque.
Alternadas: Folhas que nascem em nós alternados em cada lado do caule ou do ramo.
Amarrilho: Cordão ou fita para atar uma planta, geralmente a uma estaca que lhe serve de tutor.
Antera: Parte do estame que desenvolve e contém o pólen.
Anuais: Plantas obtidas a partir de semente e que completam o ciclo de vida em uma estação. As anuais devem ser descartadas assim que completarem o ciclo. Várias plantas perenes são tratadas como anuais, geralmente por perderem o viço nos anos seguintes.
Ápice: Porção terminal de um órgão, como o caule e a raiz.
Aquênio: Fruto seco, com uma única semente ligada à parede do fruto num só ponto, como o do girassol.
Arbusto: Planta compacta, de caule lenhoso e ramificado, menor do que uma árvore, que, em geral, ramifica desde o solo. Normalmente, é difícil estabelecer a diferença entre um arbusto grande e uma árvore pequena.
Aréola: Órgão exclusivo dos cactos, composto de uma diminuta almofada ou elevação de onde nascem os espinhos, ramos e as flores. Este termo também designa um pequeno círculo translúcido em folhas atacadas por fungos.
Argila: Tipo de barro constituído essencialmente por silicatos de alumínio, tende a reter água.
Árvore: Planta de haste lenhosa com um tronco claramente perceptível, encimado por galhos.
Axila: O ângulo geralmente superior ou o ponto de divergência entre um ramo e o caule ou entre uma folha e o eixo ao qual ela se prende.

B
Báculo:
Broto de fronde de samambaias e outros fetos.
Baga: Fruto suculento, em cuja polpa carnosa estão embutidas as sementes, quase sempre pequenas, mas duras. A polpa é geralmente de cor viva, para atrair animais, em especial as aves. Uva, laranja, tomate e melancia são bagas.
Bainha: Base alargada da folha, aderida ao caule, que ela circunda à toda volta ou em parte.
Basal: Relativo à base.
Beliscar: Método de poda, também conhecido como desponta, que se caracteriza pelo picamento, com o polegar e o indicador, de brotos macios da planta, para induzir o crescimento arbustivo.
Bienal: Ou bianual. Planta que requer duas estações de crescimento para completar o ciclo vital de semente a semente (e que, portanto, não perfaz o ciclo no mesmo ano).
Bilabiada: Flor com a corola provida de dois lábios.
Bissexuada: Planta que possui flores hermafroditas (providas de estames e pistilos).
Borbulha: Gema que se desenvolve par enxerto em outra planta.
Bordadura: Fila de herbáceas, em geral floríferas, usada para demarcar canteiros.
Bosquete: Pequeno bosque, formado por poucas árvores, por árvores de pequeno porte ou por arbustos de porte alto.
Botão: Flor que ainda não desabrochou, genericamente, broto.
Bráctea: Folha modificada, em geral, colorida e com aspecto intermediário entre folha e pétala.
Broto: Caule, ramo, folha, flor ou outra estrutura nas primeiras fases de desenvolvimento a partir de uma gema.
Bulbilho: Gema aérea ou subterrânea que nasce nas axilas das folhas, em frutos ou junto a rizomas, raízes e bulbos e da qual pode desenvolver-se uma planta adulta, cada dente de alho, por exemplo, é um bulbilho.
Bulbo: Tipo de caule, em geral subterrâneo, dotado de escamas carnosas e provido de uma ou mais gemas, cada uma das quais pode desenvolver-se numa planta adulta. Cebola e lírio, por exemplo, são plantas de bulbo.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post