Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




liquens (Small)

Líquen – é formado por um fungo (responsável pela sua estrutura, obtenção de água e sais minerais, além de proteger o líquen dos raios solares) e por uma alga (que forma uma camada paralela à superfície superior e metaboliza os carboidratos). O líquen prolifera nos substratos mais variados: rochas, solo, casca de árvores e madeira. Vivem em ambientes onde nem fungos, nem algas sobreviveriam, tolerando condições climáticas extremas, Apesar disso são sensíveis à poluição, não se desenvolvendo em cidades.

Os líquens são vegetais simbióticos formados pela associação de uma alga microscópica com um cogumelo filamentoso.

Juntamente com os musgos, os liquens são as primeiras plantas a crescer sobre rochas, as quais desgastam por meio de substâncias produzidas por sua atividade biológica. Desse modo permitem que, depois deles, outros vegetais possam crescer sobre estas rochas. Daí seu importante papel nas primeiras etapas de formação dos solos, auxiliando o homem em seu preparo para a agricultura.

Os liquens são associações de fungos e algas, por isso são mais resistentes a variações ambientais e auxiliam no equilíbrio da natureza. Os liquens aquáticos auxiliam na transformação do monóxido de carbono em oxigênio, desintoxicando ambientes aquáticos e equilibrando o ecossistema.

musgos (Small)
Musgo – As vezes confundido com os liquens. São os maiores representantes das briófitas, apresentam 90.000 espécies já classificadas. São plantas avasculares e umbrófitas, ou seja, são desprovidas de vasos condutores de seiva e habitam ambientes sombrios e úmidos.

Algumas espécies de musgos podem ser encontradas em habitats desérticos e ainda formarem extensos tapetes sobre rochas expostas. Apresentam rizóides, caulóides e filóides.

São plantas criptógamas, apresentam o órgão reprodutor escondido e não apresentam flores. Dependem de água para sua reprodução, onde a fase dominante é o gametófito.

Os musgos são plantas de pequeno porte, apresentam poucos centímetros de altura, justamente por não apresentarem vasos condutores. Seu pequeno tamanho facilita o transporte de nutrientes que é feito célula a célula.

No Brasil, existem cerca de 1964 espécies de musgos, mas poucos são os que conseguem identificar as espécies corretamente. No Brasil, podemos encontrar, no máximo, 10 especialistas em identificação de musgos. Os liquens são divididos em quatro tipos: crustáceo, escamoso, foliáceo e arbustiforme.

Este grupo tem uma importância econômica muito limitada. O maior uso comercial é na exploração de espécies do gênero Sphagnum para enfeitar vasos de flores e como condicionador de solo. No exterior, no norte da Europa, já tiveram alguma importância no tratamento de feridas (Sphagnum) e contribuíram para a formação de extensos depósitos de turfa, usada como combustível e condicionador de solo. Existem alguns indícios de Briófitas que produzem substâncias com ação antibiótica, mas não parecem ter sido explorados em escala comercial. São muito sensíveis a pequenas modificações ambientais e funcionam como excelentes indicadores ecológicos em muitos casos.

Apesar do aspecto modesto, os musgos têm grande importância para os ecossistemas. Juntamente com os líquens, os musgos foram as primeiras plantas a crescer sobre rochas, as quais desgastam por meio de substâncias produzidas por sua atividade biológica. Desse modo, permitem que, depois deles, outros vegetais possam crescer sobre essas rochas. Daí seu importante papel nas primeiras etapas de formação dos solos.

joaninha andando

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. Oie
    queria dizer que estou fazendo um trabalho sobre esse assunto e seu blog foi o que me apresentou mais resultados !
    Muito obrigada !!
    Beijos

  2. Olá, gostaria de obter maiores informações e orientação sobre como cultivar musgos e líquens.

    Adoraria té-las como um jardim especial.

    Sem mais, Obrigada!

  3. #3
    Getulio 
    Tuesday, 29. May 2012

    Gostaria de conhecer melhor o assunto sobre os liquens. Sou leigo, mas, existe uma espécie aqui conhecida como flor da pedra muito utilizada como planta medicinal. Usada para doenças da bexiga, próstata e também garganta. E segundo o conhecimento antigo parece que funciona. Alguém teria melhores informações.

  4. OLÁ, GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇÃO, FOI BEM EXCLARECEDORA.
    OBRIGADA

  5. #5
    hiolanda 
    Tuesday, 7. August 2012

    este site é muito bom tem tudo o que eu procurava
    em um site como este é bom pra carmba

  6. adoreiiiiiiiiiii isso tem muita informaçao

  7. #7
    edno afonso 
    Friday, 12. July 2013

    Olá,

    Adorei a tua página, mais ainda o fundo musical, que por sinal, tornou-se o outro motivo do contato. Estava a procura de musgo para iniciar o plantio de um bonsai.
    Por gentileza, me passa a origem deste fundo musical.
    Agradeço esta oportunidade de harmonia.
    Abraços,
    Edno Afonso.

Comente sobre o post