Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




eugenia-uniflora1
A Pitangueira é uma árvore frutífera e floresce em algumas épocas do ano. Seu fruto, a pitanga, bastante conhecida no Brasil e é característica pelo seu gosto adocicada.

É uma árvore nativa da Mata Atlântica, assim como outras plantas consideradas de pequeno porte. Seu fruto, pitanga, é bastante comercializado, assim como as folhas da pitangueira que possuem ótimos efeitos contra alguns problemas de saúde.

Depois do seu desenvolvimento completo, a árvore chega a atingir 12 m de. Sua copa possui formato piramidal com folhas, em sua maioria, bastante pequenas e ovais.

A pitangueira também tem um cheiro característico justamente por causa das suas folhas e frutos, que permite reconhece-la no meio da mata. Seu tronco é um pouco tortuoso e bastante ramificado. Na época em que a Pitangueira floresce, ou seja, na primavera, pequenas flores brancas aparecem e atraem alguns insetos polinizadores como as abelhas. É uma planta recomendada para plantio em locais de reflorestamento e áreas degradadas.

A pitanga é também conhecida por cereja brasileira. Ela é bem pequenininha mas bastante doce, do tipo dupra, carnosa e possui uma casca vermelha. Quando está madura, a polpa se torna bastante adocicada. Por isso, a pitanga é tão apreciada não só pelos humanos, mas também por pássaros e outros animais selvagens. Dependendo da região, os frutos ocorrem até o final do verão.

Além da pitanga ser um fruto bastante apreciado, possui diversas substâncias benéficas ao organismo humano e animal: vitaminas A, C, B2, cálcio, ferro, fósforo e carotenóides (licopeno).

Eugenia Uniflora
Como cultivar
A Pitangueira pode ser facilmente cultivada no litoral e em pomares meramente domésticos. A planta não suporta ventos fortes pois suas flores acabam sendo derrubadas e a frutificação diminuída.

A árvore se desenvolve bem em locais úmidos, mesmo que não exija uma fertilização completa. Lembrando que tal espécie precisa de muito sol para crescer bem e frutificar da forma correta. Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido com boa distribuição de chuvas durante o ano, é bastante sensível ao frio e não suporta geada.

Quando fazer o plantio da Pitangueira, abra a cova o dobro do tamanho do torrão, coloque no fundo adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/cova ou cama de aves, metade deste valor. Coloque composto orgânico e misture bem, regando bastante antes de colocar o torrão. Ao redor deste preencha com composto orgânico e regue bem nos próximos 10 dias.

Uma das melhores épocas para plantar a Pitangueira é no inverno. Nos estados mais ao norte do Brasil, a época de muitas chuvas também é ideal para começar o cultivo. Todo o ano é preciso realizar a adubação também no inverno, com a mesma mistura. Não se esquecendo de regar bem a árvore depois da adubação.

A Pitangueira mesmo sendo uma planta nativa da Mata Atlântica, pode também ser encontrada em áreas subtropicais do Brasil como em Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Ela também é encontrada em outros países como Caribe, em todo o continente africano e nos EUA.

peixe

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post