Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




laranjeiras

A falta de espaço, principalmente nas grandes cidades, faz que as pessoas pensem que não é possível ter uma árvore frutífera em casa.

Essa matéria é para quem tem pouco espaço ou nenhum espaço com terra para o cultivo. Imagine que legal cultivar em casa algumas árvores frutíferas em vaso?

Ter uma planta frutífera em casa ajuda na decoração, pois ela pode ser agregada ao paisagismo do local. Além disso, a espécie promove contato direto com a natureza e é ótima para degustação.

Mas saibam que isso é possível e você poderá degustar os frutos do seu próprio cultivo, basta um pouco de dedicação e atenção às podas e adubação.

Várias espécies dessas plantas podem ser cultivadas em vasos, o que facilita o cuidado e proporciona mais economia.

Tudo começa com a escolha da espécie. As que mais se adaptam a esse tipo de cultivo são:
* Acerola
* Romãzeira
* Pitangueira
* Limoeiro
* Jabuticabeira

Confira algumas dicas de jardinagem para o cultivo de frutíferas em vasos:
Para as plantas crescerem fortes e sadias elas precisam de:
- Uma das principais exigências é que as frutíferas precisam de espaço suficiente para crescer e se desenvolver bem. Então, procure escolher um vaso grande, bem espaçoso, para que as raízes cresçam sem problemas. Não se preocupe com o formato – redondos, quadrados, retangulares, feito de qualquer material, mas precisa ter um tamanho proporcional ao da muda escolhida;

- É fundamental impermeabilizar o recipiente. Insira uma camada de brita no fundo para evitar o contato do utensílio com a planta;

- Quando for preparar o vaso para o plantio, é fundamental garantir um bom sistema de drenagem para escoar a água das regas. Antes de colocar a mistura de terra, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Acrescente uma manta geotêxtil de cobertura e uma camada de substrato rico em matéria orgânica (pode ser esterco ou composto orgânico), bastante aerada e com boa capacidade de retenção de umidade e nutrientes. Isso contribui para a saúde e para o desenvolvimento da raiz;

- Prepare a mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de húmus de minhoca e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura até mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura adequada à borda do vaso. Centralize a planta no vaso e complete os espaços com um pouco mais de terra, mas não ultrapasse a parte entre o tronco e a raiz. Adicione mais terra, o topo da muda deve ficar mais ou menos a 3 cm da borda do vaso;

Se for preciso, abra mais a cova ou coloque mais terra para chegar na altura desejada. Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado, preservando o torrão de terra da muda, pois ele protege as raízes. Agora complete o vaso com a mistura de terra e faça uma rega abundante;

- Terminado o plantio o plantio, é recomendável cobrir a superfície da terra com pedriscos. Além de ficarem bonitos, a cobertura protege e mantém a umidade. E por falar em proteção, no início a planta deve ficar num local arejado, mas longe dos ventos fortes. Além disso, nesse período inicial do plantio da muda, ela deve receber bastante sol, mas nos horários mais amenos, de preferência na parte da manha.

- Após o período de adaptação, a planta deve receber diariamente pelo menos 4 horas de luz solar direta. É preciso também cuidar da nutrição das frutíferas. No cultivo em vasos, as adubações devem ser realizadas com maior frequência e adequadas à espécie escolhida. De forma geral, dê preferência às adubações orgânicas com esterco curtido, torta de mamona, húmus de minhoca, etc.

- Opte por fazer o plantio no fim da primavera.

- A rega é outro aspecto primordial para manter as plantas em boas condições, é indicado que seja realizada 3 vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. A iluminação solar também é indispensável. Pode ser indireta durante o dia todo ou direta por no mínimo 4 horas.

Como são espécies acostumadas a viver fixas em um só lugar, desaconselha-se mudá-las com frequência. Assim, deixe-as sempre em um mesmo local.

Depois de plantada, a árvore precisa de cuidados. É importante fazer adubação (rica em fósforo) de 3 a 4 vezes ao ano, e acrescentar terra vegetal e húmus de minhoca.

janel15

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post