Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ameixa

A ameixeira é uma árvore de folha decídua muito resistente e muito apreciada pelos seus frutos e pelo impacto causado na decoração de um jardim. Saiba como plantar e fazer crescer uma ameixeira num vaso e aprenda todos os passos para fazê-lo corretamente.

A ameixeira, também conhecida como Prunus Domestica, pode ser plantada num vaso de jardim onde pode crescer até uma altura aproximada de 2 m, o que de certa forma facilita o seu cultivo e manutenção.

Materiais e ferramentas necessárias
Para plantar e fazer crescer corretamente uma ameixeira num vaso, é necessário os utensílios seguintes:
* Pá
* Contentores de plástico
* Terra de envasamento
* Cascalho
* Estacas

Tenha em mente que plantar e fazer crescer uma ameixeira num vaso é uma tarefa de fácil realização, no entanto, para ser bem-sucedido é necessário cumprir com os passos seguintes:

1 – Adquira à variedade de ameixeiras mais apropriada
A variedade de ameixeiras de raiz despida é a mais adequada para ser plantada num vaso de jardinagem. Esta se encontra disponível na maioria dos viveiros de jardins ou numa casa de jardins especializada. Assim que a tiver adquirido, deve cobrir os bulbos da raiz da ameixeira com um pano úmido, mantendo-a assim durante alguns dias até começar a plantação.

2 – Selecione o vaso ideal
Nas lojas especializadas em jardins existem vários tipos de vasos, como os de madeira, plástico ou de barro. Para escolher o melhor vaso para plantar e crescer uma ameixeira deve ter em atenção que ele deve ser muito resistente e durável. Por outro lado, esse mesmo recipiente deve ter vários furos de drenagem e o dobro da largura que a parte mais grossa da ameixeira.

3 – Prepare o vaso corretamente
Na preparação do vaso onde vai plantar e fazer crescer uma ameixeira, deve começar por colocar uma camada fina de cascalho na base do recipiente. Este é um passo fundamental que nunca deve ser esquecido, uma vez que garante uma drenagem eficaz para a planta e, ao mesmo tempo, constrói uma base sólida para que ela possa crescer. Pode utilizar o solo do seu jardim como terra de envasamento, contudo, tenha em atenção que não deve utilizar um solo com muito fertilizante ou que tenha sido adubado recentemente. Com o auxílio de uma pá, deve encher ¾ do vaso com terra de envasamento.

4 – Plantando as ameixas
O início da Primavera é a melhor época para a plantar ameixeiras. Na hora de, deve retirar o pano úmido que estava envolvendo os bulbos da raiz da ameixeira e coloque a planta dentro da terra envasada. Desembarace as raízes mais jovens e empurre-as profundamente para o interior do solo. Em seguida, cubra as raízes com mais terra de envasamento e adicione um pouco de água para a planta ficar mais confortável.

5Empregue estacas para ajudar a ameixeira a crescer
A maioria das ameixeiras necessita de estacas para crescerem corretamente e a utilização destas é de extrema importância nos dois primeiros anos. Este processo ajuda a formar um tronco ereto da planta e isso vai fazer com que o seu crescimento seja muito mais saudável. Utilize estacas de 15 cm e amarre-as ao tronco principal da planta com o auxílio de uma corda ou de um plástico.

6Coloque os vasos no terreno
As ameixeiras quando novas são muito sensíveis à ação dos ventos mais fortes e é por isso que os seus vasos devem ser colocados em áreas que tenham paredes adjacentes. Por outro lado, é bom  ressaltar que as ameixeiras dão-se melhor em áreas com sombra e, como tal, deve evitar a sua disposição numa área de forte iluminação e exposição solar.

7 – Regue as ameixeiras
A ameixeira deve ser regada com regularidade para que possa crescer forte e saudável. Se viver num local onde chove moderadamente, a ameixeira sentir-se-á no seu habitat natural e, assim sendo, dispensa regas adicionais. Caso contrário terá de regá-la pelo menos uma vez por semana. No tempo mais quente, certifique-se que as raízes mantêm-se úmidas. Tenha em atenção que a água em excesso pode prejudicar o desenvolvimento das ameixas e, como tal, deve verificar se a água em excesso é corretamente drenada do vaso.

Os principais cuidados que deve ter com uma ameixeira
Para um cultivo de uma ameixeira num vaso, existem vários cuidados que deve ter em conta.

Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:
a) O bom estado de conservação das folhas e frutos: se as folhas estiverem velhas e as ameixas estiverem podres, isso significa que poderão aparecer vários tipos de pragas e doenças. Para que tal não aconteça, é fundamental que realize uma poda sazonal para que a ameixeira cresça de uma forma saudável. Por outro lado, para que as ameixeiras se desenvolvam corretamente, é aconselhável que utilize um spray inseticida feito à base de ervas e sabonetes líquidos para repelir as pragas mais comuns, como por exemplo, os pulgões.

b) A poda de uma ameixeira: os ramos mais velhos devem ser podados para garantir que os ramos mais novos crescem em ângulos de 45 graus. Tenha em mente que a poda da ameixeira não deve ser realizada no Inverno porque, nesta época, a planta não tem forças nem condições de recuperação.

Replantando a ameixeira
Para que a ameixeira mantenha a beleza das suas folhas intactas e para continuar a dar frutos, ela precisa ser replantada a cada dois anos. Ao fazê-lo com esta frequência, estará a estimulando o desenvolvimento radicular da planta e isso lhe permitirá manter toda a sua excelência e vigor. Tenha em atenção que deve utilizar sempre terra de envasamento fresca para conseguir obter os melhores resultados na replantação da ameixeira.

33

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Marcio Louback 
    Tuesday, 10. January 2012

    Esse foi o melhor post que achei sobre o plantio dessa árvore, pois é cheio de segredos para que vingue o crescimento e a sobrevivencia, muito bom!

Comente sobre o post