Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ficus_auriculata

A figueira-de-jardim é uma planta muito conhecida principalmente nos países mais tropicais. A espécie de planta pertencente à família das Moraceae. Categorizada como uma árvore frutífera e ornamental, cujo fruto é saboroso e utilizado em diversas receitas pelo mundo.

A origem da figueira-deardim é dada à diversos lugares: China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Índia e Vietnã. Quando cultivada corretamente, ela se desenvolve muito bem em diversas outras regiões diferentes dessas de origem e sendo assim, receberão outros nomes populares como Figueira-vermelha.

Essa árvore pode alcançar até 6 m de altura e por esse motivo, é bom ficar atento deve sobre o local onde vai cultivar, para não ter problemas com o desenvolvimento da planta. Ela apresenta um ciclo de vida perene, o que significa que durante o ano inteiro terá folhas, flores e frutos nascendo. Isso acontece porque o tempo que a planta vai levar para completar sua floração pode durar até 2 anos para ser concluído.

Ela é muito popular nas florestas subtropicais úmidas do sudoeste da Ásia, o que fez que ela ganhasse uma popularidade muito grande quanto ao seu uso de forma decorativa. De fato, ter um exemplar dessa espécie no jardim ou simplesmente no quintal de casa é muito gratificante tanto pela beleza, como pelos frutos saborosos e ricos em nutrientes que ela dá.

Ficus auriculata

Ficus_auriculata-frutos

As Folhas e frutos
As folhas da figueira-de-jardim é semi decídua. A sua copa é muito densa e completa com uma forma arredonda e com espessura bem larga. O tronco é um pouco curto em relação ao tamanho total da planta e dificilmente ultrapassa os 6 m que citamos mais acima como tamanho máximo da espécie.

As folhas são alternadas, de tamanho bem grande, com o formato mais ovalado e orbicular. A textura destas é bem fina o que vai dar uma delicadeza diferenciada e destacar as nervuras que são bem marcadas. Elas se apresentam sempre na cor vermelha quando são jovens e ficam verdes gradativamente ao envelhecerem.

Os frutos da são bem semelhantes aos figos tradicionais que todos costumamos comer. Eles aparecem a partir das inflorescências que são do tipo sincônio. A diferença entre esses figos e os tradicionais é que nessa espécie eles são bem maiores e tem a consistência mais dura também.

A polpa desses figos é muito gelatinosa, assim como o dos tradicionais e comestíveis sem nenhuma restrição. Elas são muito populares na Ásia, e são comidas tanto crua como cozidas. Nesse continente, os nativos utilizam a polpa dos figos em pratos das mais diversas variações podendo serem doces ou salgados.

Em outros países, os frutos e também as folhas são muito utilizados como planta forrageira, tipos de prática onde é feito o aproveitamento dessas duas partes de uma planta para alimentar animais de criação.

Uso na decoração e ornamentação
Como é uma planta bastante bonita, facilmente as pessoas adotarão a figueira-de-jardim como uma planta decorativa. Aliás, não é a toa que ela recebeu esse nome, pois é muito solicita em jardins abertos ao redor do mundo. O cuidado deve ser apenas sobre o espaço onde vai ser cultivada a planta, pois como ela não é uma planta muito pequena, a falta de espaço pode comprimir as raízes e acabar matando a sua espécie.

A figueira-de-jardim também pode ser cultivada em vasos, para decoração de interiores, desde que estes sejam bem iluminados e amplos.

Figueira-de-jardim Ficus Auriculata

Cultivo
De acordo com os locais de origem, podemos concluir então que os melhores climas para cultivar a figueira-de-jardim é o Equatorial, Subtropical, Tropical. Acontece que por ser muito conhecida, mesmo regiões que não apresentem essas tais características climáticas podem desenvolver exemplares da planta.

Ela pode ser cultiva sob o sol pleno ou então sob a meia sombra. O solo deve estar devidamente fertilizado, deve ser bem profundo devido o tamanho das raízes da planta e também deve estar completamente enriquecido com matéria orgânica, para facilitar o seu desenvolvimento sadio e também o crescimento ideal da planta.

As regas devem ser regulares, pois a planta gosta de ambientes devidamente umificados. Jamais deixe a terra totalmente seca e principalmente totalmente encharcadas, pois além de causar a morte da planta, pode acabar ajudando na proliferação de fungos e outras doenças comuns para essa espécie.

Quando são cultivadas em regiões de climas temperados, tornam-se caducifolia e em climas tropicais, apresentam folhagens com características perenes. É uma planta muito rústica, o que significa que depois de germinada e desenvolvida, ela não vai “cobrar” muito, bastando apenas que seja mantida com as regas apropriadas.

A multiplicação dessa espécie é feita por sementes, estaquia e alporquia. No caso das sementes elas devem ser extraídas dos frutos caídos.

rosaamarela

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post