Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cerejeira-do-mato
Nome Científico:
Eugenia involucrata
Nome Popular: Cerejeira-do-mato, Cerejeira, Cereja, Cerejeira-da-terra, Cereja-do-rio-grande, Cerejeira-do-rio-grande, Guaibajaí, Ivaí, Ibajaí, Ubajaí, Ibá-rapiroca, Ibárapiroca
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A cerejeira-do-mato é uma árvore frutífera e ornamental, bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. Sua copa é colunar e seu porte é pequeno a médio, alcançando de 5 a 15 m de altura. Devido a seu tronco belíssimo, que muda de cor periodicamente,  passando do verde ao vermelho-ferrugíneo intenso, e a sua copa colunar muito elegante, torna-se um elemento de grande potencial paisagístico para pequenos espaços. Frutos muito atrativos para pássaros, de 4 cm, cilíndricos, de casca fina, na cor vermelha a negra quando maduras,  são muito suculentos e de sabor agridoce. Floresce e frutifica na primavera. As folhas são verde-claras e muito brilhantes.

Flores da CerejeiraDoMato_
As flores são solitárias, pentâmeras e brancas. O centro da flor é caracterizado por numerosos e longos estames, com anteras amarelas.

No jardim ou no pomar, a cerejeira-do-mato se destaca pelo tronco elegante e copa decídua, que marca as estações e ainda fornece numerosos frutinhos. Além disso, é indispensável em áreas de reflorestamento, pois é muito atrativa para a vida silvestre. Os frutos são muito saborosos, doces e levemente ácidos, com polpa carnosa e suculenta. Eles podem ser consumidos in natura ou na forma de compotas, geléias, sorvetes, vinhos, licores, etc. Também pode ser plantada em vasos. A queda dos frutos mancha calçadas e carros, por este motivo, deve se evitar seu uso em áreas de estacionamento.

Deve ser cultivada em solos bem drenados, profundo, ricos em húmus e que retenham umidade.

Nos primeiros anos após seu plantio deve ter um sombreamento parcial e irrigação periódica, sendo gradativamente descoberta. Tolera o frio. A fertilização anual com adubos químicos ou orgânicos, aplicados na projeção da copa, é muito importante. Também deve se ter o cuidado de manter a árvore bem hidratada durante a floração. Uma irrigação complementar neste período, em caso de estiagem, pode garantir uma boa frutificação.

Ao plantá-la, adicione à cova 1 kg de calcário e 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco.

Multiplica-se por sementes que germinam em até 2 meses. A frutificação é precoce, iniciando 4 anos após o plantio. O espaçamento ideal é de 6 metros entre as mudas.

Janela-menina

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



6 Responses

  1. #1
    Helio Shigeeda 
    Saturday, 27. October 2012

    Estava procurando uma foto da cerejeira do mato para apresentar a espécie para um iniciante na arte do bonsai. Gostei muito desse blog. Parabéns e obrigado.

  2. #2
    Jose Eduardo Gomes Machado 
    Saturday, 30. March 2013

    Ola, platei uma muda de cereja do rio grande num vaso em casa, e gostaria de saber qual adubo devo usar no vaso e por quanto tempo ela poderá ficar no vaso para ser plantada na terra?, Moramos em apto e gostamos de plantas e gostaria de uma sugestão de uma planta frutífera para ter em casa plantada em vasos, pois temos a visita de inúmeros passarinhos. Obrigado.

  3. Suas folhas caem durante o outono ou pode ser por ataque de pragas?

  4. EU TENHO UMAS ÁRVORES DESSAS QUE NUNCA PERDEM AS FOLHAS. SEUS FRUTOS SÃO DELICIOSOS.

  5. Oi, Muito legal este blog. Parabéns. Que música é esta?
    Obrigado

  6. #6
    Sidnéia 
    Friday, 6. October 2017

    Ganhei uma de meu irmão ele me disse que era cerejeira da serra mas pesquisei na internet e descobri que era cerejeira do mato pelas sua folhas flores e frutos
    Pensei que os frutos fossem flores que iam abrir em tamanho maior mais não são realmente frutos fiquei muito feliz e vou fazer geleia assim que amadurecerem.
    Obrigada pela matéria

Comente sobre o post