Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Zínia

As zínias são plantas originárias do México e muito utilizadas em jardins há séculos, principalmente como flores de corte, porém nas últimas décadas plantas mais baixas e floríferas foram introduzidas tornando-as umas das anuais mais usadas.

A Zínia Profusion é o resultado do cruzamento de duas espécies de zínias (Z. elegans x Z. linearis) e é mundialmente famosa pela sua enorme resistência ao sol, calor e às doenças causadas por fungos, que invariavelmente afetam as zínias comuns no fim do verão.

Elas crescem muito rápido e criam centenas de ramificações em cada galho, conferindo à planta um formato arredondado e com flores saindo para todos os lados. As flores aparecem em tanta quantidade que não é preciso remover as velhas.

Tolera muito bem o calor e com o mínimo de cuidado e pelo menos 6 horas de sol direto elas irão crescer e ficar exatamente igual a foto acima!

Em ambientes com menos sol elas irão crescer sem problemas, porém o número de flores será reduzido. Pode ser plantadas tanto no chão quanto em vasos sem problemas, contanto que o solo tenha boa drenagem.

A beleza aliada ao fácil cultivo, fez com que a Zínia fosse amplamente hibridada ao longo do tempo. Tanto, que hoje pode ser encontrada com flores simples ou dobradas, numa gama de cores vivas, e no mais variados portes, algumas até com 1 m de altura. A variedade “Profusion” foi desenvolvida por meio de seleção natural de espécies menores e de flores simples. Mas nem por isso, é menos alegre e colorida, pelo contrário, o porte de 20cm a 25cm de altura e o florescimento precoce (55dias para surgirem os primeiros brotos) tornam a herbácea perfeita para compor maciços ou bordaduras de canteiros e caminhos.

Também é comum vê-las em vasos e jardineiras. Parecidas com margaridas, as flores de Zínia da variedade ‘Profusion’ surgem no fim da Primavera e podem ser encontradas em cinco cores: branca, laranja, salmão, vermelho claro e escuro.

Tal variedade pode ser explorada para compor canteiros de um único tom ou com um mix deles. É possível semear Zínia diretamente no canteiro, mas é mais prático comprar mudas prontas, devido seu baixo preço.

A Zínia é típica de clima tropical, mas tolera climas subtropicais, desde que não ocorram geadas. Seu cultivo deve ocorrer sob sol pleno, em solo arenoso e bem drenado. Um bom substrato pode ser preparado com partes iguais de areia, terra comum de jardim e húmus de minhoca ou esterco de curral bem curtido.

Antes de plantar as mudas, aguarde cerca de 10 dias para os nutrientes se fixarem ao solo. Passado este tempo, acomode as plantas em espaçamento de 20 cm, tomando o cuidado de preservar o torrão para não prejudicar a adaptação ao novo ambiente. Logo em seguida, compacte a terra com uma rega farta, mas sem encharcar, pois o sistema radicular da Zínia é sensível ao excesso de água. Embora suporte períodos de estiagem, a falta d`água prejudica o florescimento da herbácea. Por isso, mantenha o solo sempre úmido.

Um bom teste para saber se o canteiro precisa de rega é pegar um pouco de terra com a mão e apertar, se ela ficar firme, está úmida, se ela se esfarelar precisa de água. Outra dica para manter a planta florindo por mais tempo é retirar as flores logo após elas murcharem, este cuidado estimula o surgimento de outra no lugar.

Por se tratar de uma espécie anual, o canteiro de Zínia precisa ser renovado a cada seis ou oito meses. No Outono e no Inverno é preciso optar por outra espécie, já que a Zínia não floresce no frio. Mas no Verão, poucas herbáceas são capazes de alegrar o jardim como ela.

Nome Científico: Zinnia elegans ‘Profusion’
Nomes Populares: Zínia, capitão e moça velha
Família: Compostas
Origem: México
Características: herbácea anual, florífera e compacta muito usada em maciços ou bordaduras
Flores: simples e podem ser encontradas em cinco cores: branca, laranja,salmão, vermelho claro e escuro
Folhas: são ásperas e ovais
Porte: 20cm a 25cm de altura
Plantio: prepare o solo com partes iguais de areia, terra e húmus de minhoca ou esterco de curral curtido e plante em espaçamento de 20cm entre as mudas
Luz: sol pleno
Solo: arenoso e rico em matéria orgânica
Clima: tropical, tolerante a subtropical de baixa altitude
Regas: com pouca água, a cada dois ou três dias
Propagação: através de sementes

Cachoeira

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post