Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cf/Zamioculcas_zamiifolia_1.jpg

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Gênero: Zamioculcas
Zamioculcas é um gênero botânico pertencente à família Araceae.

A Zamioculcas zamiifolia, da família das Aráceas (popularmente conhecida de Zamioculcas ou ZZ) é uma planta originária da Tanzânia (África). Ela se adapta bem a ambientes internos, de pouca luz, sendo resistente e durável. Também é pouco exigente com as regas.

Apesar de ser bem resistente, alguns cuidados são indispensáveis: deve ser cultivada em ambientes internos com temperaturas nunca inferiores a 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus; não necessita de regas frequentes, no máximo duas vezes por semana; necessita de solo com boa drenagem; não necessita de podas, pois seu crescimento é lento; ao notar que o vaso está se deformando, deve-se mudar a planta para um vaso maior.

Resumo Geral:
Propagação:
Por sementes ou estaquia de galho;
Local: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus;
Regas: Não necessita de regas freqüentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, pode ser irrigada duas vezes por semana:
Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia;
Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta;
Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante;
Podas: Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual;
Cuidados especiais: A Zamioculcas não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la em um vaso maior, para comportar seu desenvolvimento.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. minha zamioculcas esta ficando com os troncos um pouco escuros, o que eu fasso, pois adoro minha planta e estou preocupada. por favor me ajude. abraços.

  2. #2
    wagner rene melazzo 
    Tuesday, 19. July 2011

    minha planta zamioculcas, tem algumas follhas que estão com manchas marron tipo uma queimadura e riscos com a mesma cor, o que eu estou fazendo de errado! obrigado

  3. #3
    Vilma Pereira Martins Delgado 
    Thursday, 2. August 2012

    BOM DIA ,GOSTARIA DE SABER O QUE ESTA ACONTECENDO COM A MINHA ZAMIOCULCA,POIS NAS FOLHAS APARECERAM MUITO FUNGOS AMARELOS E MARRONS O QUE FAZER,DESDE JA AGRADEÇO .
    ESPERO SUA RESPOSTA.

  4. Minha planta esta com algumas manchas escuras no caule. Qual o produto devo usar ?

  5. Bom dia Sonya,

    Minha Zamioculca apresenta manchas pretas no caule. O que devo fazer para tratar?

    Obrigada!

Comente sobre o post