Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Streptocarpus lilás

Nome Científico: Streptocarpus

Descrição: É uma planta originária do Norte da África e Madagascar. Possuem folhas de textura áspera e de cor verde forte com 20 cm de comprimento. As flores são em forma de câmpanulas, de pétalas livres e são encontradas nas cores branca, lilás, rosa e púrpura. São reunidas em 4 a 5 formando pequenos buquês sobre longos pecíolos flexíveis, presos na axila das folhas. Algumas formam uma coroa de flores em outras são esparsos por entre as folhas.

Cultivo: Muito fácil de cuidar. Aprecia ambientes iluminados, de preferência onde bata o sol direto de manhã. Evitar o sol da tarde, pois é muito forte e poderá queimar suas flores e folhas. Se suas janelas forem voltadas para o oeste, deixe uma cortina leve, meio transparente para filtrar a luz do sol.

Substrato – Deve ser poroso, fértil e ter boa drenagem. O substrato pode ser o mesmo usado em violetas, ou seja: areia, composto orgânico ou húmus de minhoca. Coloque casca de coco ou de pinus para dar um pouco de porosidade ao substrato. Antes de usar a casca de coco ou a casca de pinus, deixe-as de molho em água, trocando a água todos os dias por mais ou menos uma semana para poder diluir os compostos fenólicos que estão presentes na resina e nas fibras, elas que são tóxicos para as plantas.

Regas: As regas devem ser abundantes e espaçadas, isto é, regar e deixar secar entre as regas.  Se tiver esquecido e a planta estiver meio murcha, coloque água à temperatura ambiente que ela voltará ao viço normal. Mas se isto acontecer com freqüência, você esgotará a planta que acabará morrendo.

Como fazer mudas: A técnica é bem simples. Pegue uma folha e enterre-a, num vasinho com o mesmo tipo de substrato e mantenha a umidade. A folha enraizará, do mesmo jeito como acontece com a violeta africana.

borboleta-flor

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post