Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




O gerânio pode ser dividido em grupos, tais como: gerânio ereto ou gerânio duro; gerânio pendente; gerânio inglês ou malvão; gerânio cheiroso; gerânio herbáceo e gerânio suculento. Abaixo são relacionados os diferentes grupos e suas principais características.

pelargonium hortocorum

1. Pelargonium zonale (gerânio ereto): é a espécie mais freqüentemente encontrada, nos centros de jardinagem, usados em canteiros ou floreiras. Os Pelargonium zonale (Pelargonium x hortorum). geralmente requerem um local muito ensolarado, bem arejado e um substrato fértil e bem drenado. Regiões de clima frio ou temperado livre de geadas são ideais. A floração dura da primavera até o outono e em regiões com temperaturas amenas e lugares ao pleno sol também floresce durante outono e verão (com menos intensidade). Esta espécie possui variedades precoce, muito florífera e vegetação compacta, sendo freqüente encontrar-se folhas com zonas mais escuras, com três ou quatro cores, com marcas brancas, prateadas, amarelas, púrpura, rosa, laranja, vermelho e folhas amarelas. As flores podem ser singelas ou semidobradas e encontra-se em hastes eretas e fortes, podendo variar do vermelho, rosa, salmão, branco, púrpura, carmesim e escarlate, havendo até flores multicoloridas. Existem variedades chamadas de “Dwarf Geraniums” que são gerânios miniatura. Outras espécies possuem pétalas com pontos vermelhos ou cor-de-rosa chamadas de “Birds-egg Geraniums”. Existem ainda, dentro deste grupo, os “Rosebud Geraniums”.

petaltum

2. Pelargonium peltatum (gerânio pendente): Os gerânios com talos estreitos e folhas com forma idêntica às da hera denominam-se “Ivy-leaved Geraniums” ou “Pelargonium peltatum”. Comporta-se como uma trepadeira e as flores possuem pétalas mais estreitas e com menos cabeças florais. As flores podem ser singelas ou dobradas podendo encontrar-se de cor carmesim, escarlate, salmão, rosa e branco. As cores fortes e flores duplas são a preferência da maioria do público do sul do Brasil. Nesse grupo, encontram-se os gerânios da série “Pedras Preciosas” (‘Amelit’, ‘Dresdner Granatit’, ‘Dresdner Nealit’).

Pelargonium-x-domesticum-

3. Pelargonium x domesticum (gerânio inglês ou malvão): OsShowy Geraniums” são híbridos classificados como Pelargonium x domesticum, também denominados como “Martha Washington Geranium”. O gerânio inglês não tem tanto sucesso no Brasil pelo fato de precisar um período de frio para o desenvolvimento de uma boa floração. Este fato faz com que ele geralmente só floresça após o inverno, durante um período, e depois pára de florescer, até a próxima primavera, ou seja, esta variedade floresce da primavera até o outono. Ele não é tolerante ao calor e não se desenvolve tão bem no exterior como os outros gerânios. As folhas são denteadas nas bordas e enrugadas. Suas flores são miúdas, muito parecidas com pequenos olhos. e apresentam um hábito mais compacto e pendente. Precisa menos água do que os outros grupos de gerânios e deve ser cultivado em lugares de pleno sol dentro. Pode-se incluir dentro desse grupo o P. grandiflorum.

Pelargonium_graveolens
4. Gerânio cheiroso: Classe dos Pelargonium de folha perfumada, com diferentes aromas, apresentando folhagem variada e bastante atrativa. Quando se partem as folhas, estas exalam perfume parecido com o odor a rosa, menta, limão, coco. Esta planta libera o seu perfume, em muitos casos repelentes contra mosquitos, simplesmente pela ação da chuva, do vento. Além da fragrância chamativa, tem folhas ornamentais e um hábito decorativo ou até flores miúdas muito atrativas para borboletas e abelhas. As variedades de porte maior podem ser usadas cortadas dentro de um buquê de flores e assim aromatizar o ambiente da casa. Muito utilizada também em forma seca dentro de saches. O gerânio cheiroso é um pequeno arbusto, sempre verde, perene. Comporta geralmente temperaturas ate -2°C e passa bem o inverno no sul do Brasil, se plantado perto de uma parede ou abaixo da aba da casa.

pelargonium-endlicherianum-Small
5. Pelargonium endlicherianum (gerânio herbáceo):
O gerânio de tipo herbáceo, é o Pelargonium endlicherianum que é uma planta perene que possui folhas em forma de coração e, no verão, produz cachos de flores cor-de-rosa. Muito utilizado em decoração.

pelargonium_echinatum

6. Pelargonios Suculentos (gerânio suculento): São mais sensíveis ao frio e costumam perder suas folhas durante o inverno. Dentro desta tipologia podemos observar as seguintes espécies: Pelargonium echinatum; P. gibbosum; P. glaucifolium; P. tetragonu e P. dasycaule.

38413

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. Lindoo isso aqui,a paz e a tranquilidade…nao dah nem vontade sair.Parabens.!!! Adorei as dicas,de como cuidar das plantas,assim como as informaçoes sobre cada uma delas.Amei.Obgd.Obgd.Obgd. s2

  2. #2
    Tania Cristina Ferreira Carvalho 
    Thursday, 24. May 2012

    Cara Sonia. Adoro esse blog sobre os geranios. Achei interessantíssimo, pois não conhecia tantas variedades que existem. Esse ultimo com florzinhas brancas e pintas parece na cor vinho achei um mimo, gostaria muito de saber o nome desse. E se é fácil de conseguir dele no mercado, gostaria muito de te-lo na minha coleção, que aos poucos já vai aumentando. Obrigada. Aguardo resposta . A paz de Jesus. Tania carvalho

  3. #3
    Tania Cristina Ferreira Carvalho 
    Wednesday, 13. June 2012

    Cara Sonya, conheci através da internet num site estrangeiro um geranio diferente, o qual fiquei mais apaixonada ainda. Desculpe-me se sou chata, mas preciso de sua ajuda p/ saber sobre esta planta, e se é facil encontrar dela aqui no Brasil, espero resposta. Envio a imagem dela p/ voce saber doque estou falando, vou enviar pelo email. Beijos Tania.

  4. Achei muito bacana e gosto muito de pantas tenho tentado achar mudas de geranio estou procurando a cor lilas saberia me falar como consigo esta cor gostei muito desta tambem gerânio inglês ou malvão): como consigo seria possivel fazer enxertia nesta planta? agradeço pela atenção.

  5. LINDO!
    PAZ,PAZ,PAZ…
    QUE BOM QUE AINDA SE PODE ACHAR COISAS BOAS NO MUNDO.
    FELIZ AGORA.

Comente sobre o post