Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




meus-geraneos-II

Planta originária da África, África do Sul, muito ornamental , de pequeno porte e de ciclo de vida perene.

Embora seja uma planta perene deverá ser replantada sempre que der sinal de envelhecimento, geralmente, a cada período de 2 anos.

As flores surgem no início da primavera-verão, tipo inflorescência, de cores variadas.

Propagação
A planta propaga-se por estaquia de ramos: (ponteiros dos galhos da planta).

Cortar estacas com aproximadamente 15 cm, removendo as folhas da parte basal e enterrar no solo, aproximadamente 1/3 da estaca.

É uma planta adaptada para clima Tropical e Subtropical. Deverá ser plantada a sol pleno, pois requer alta de luminosidade. A planta é tolerante ao frio.

o Solo deverá ser fértil, enriquecido com material orgânico, textura leve e totalmente drenável.

geranio

As regas deverão acontecer a fim de manter o substrato sempre umedecido, sem provocar encharcamento.

Utilização
Planta de uso decorativo, podendo ser plantada em vaso, floreira, bordadura de jardins, etc.

Como cuidar de gerânio
Manter a planta sempre no mesmo lugar. Nada de ficar transportando o vaso com a planta, ora para dentro de casa, ora expondo-a ao sol. A planta é aclimatada ao sol, pois precisa de muita luminosidade.

Fertilização
A cada 6 meses, fertilizar  a planta. Se for utilizar adubo químico, deverá ser de uso específico para gerânio e, as dosagens, descrita no rótulo, pelo fabricante, deverão ser rigorosamente obedecidas. Se for utilizar adubação orgânica, poderá ser colocada junto à planta, uma porção satisfatória do composto.

As plantas adubadas com fertilizantes químicos dão respostas rápidas. Adubo orgânico demora mais tempo para ser absorvido, porém, o período de absorção e aproveitamento será mais longo.

geranio

Regas
Manter o substrato do vaso, ou o solo do jardim sempre com umidade constante, sem provocar encharcamento. (isso vale para a grande maioria das plantas).

Tratos culturais
Remover as partes secas da planta. Livrar a planta de ervas daninha, concorrentes com os nutrientes do solo.

Soluções de problemas
Os gerânios são sensíveis e podem sofrer ataques de pragas e doenças. O que fazer:

Se seu gerânio tiver folhagem abundante, mas poucas flores?
Pode ser que você esteja adubando demais. Suspenda a adubação por um tempo e depois volte a adubar com adubo menos rico em nitrogênio.

Se a folhagem estiver retorcida e os brotos aparecerem ao nível do solo?
Provavelmente é algum doença provocada por bactérias. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para tirar novas mudas.

Se os ramos forem muito longos e houver muita distância entre as folhas?
A luminosidade não está sendo suficiente. Mude a sua planta para um local mais iluminado, de preferência do lado de fora da casa onde ela poderá receber sol direto.

Se a base do caule estiver escura, apodrecida?
Provavelmente é alguma doença provocada por fungos, que está associada ao excesso de água e às temperaturas baixas. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para tirar novas mudas.

geranio1

Se insetinhos brancos voarem da planta quando ela é tocada?
Esses insetinhos são moscas brancas que podem comprometer a saúde da sua planta. Use óleo de neem ou algum outro inseticida. Atenção: aplique o óleo de neem ou inseticida sempre no final do dia.

Se as folhas mais baixas ficarem amareladas, com manchas marrons?
A planta está indicando que precisa de mais água. O solo deve estar excessivamente seco. Regue com mais regularidade e mantenha boas condições de ventilação.

Se aparecerem manchas arredondadas de cor amarelo-pálidas?
E depois de manchadas as folhas começarem a ficar retorcidas é sinal de que sua planta foi atacada por vírus. Infelizmente também não há cura para ela. Destrua-a.

Se a folhagem e os caules ficarem avermelhados?
Provavelmente é consequência de quedas acentuadas de temperatura durante a noite. O ideal é mudar o vaso para um local mais protegido e quente.

janela

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post