Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lisianthus-b

O Lisianthus ou Eustoma é uma planta nativa do Texas, Arizona, Colorado e México. Embora, seja encontrada em áreas desérticas, ele não é uma  planta xerófila. Em seu habitat nativo o lisianthus é encontrado ao longo dos rios e áreas baixas, onde existe maior disponibilidade de água no solo.

No período de chuvas menos frequentes, o mecanismo de evitamento ao déficit hídrico dos lisianthus nativos baseia-se na emissão de longas raízes no solo para buscar água a maiores profundidades. Por esta razão, um manejo adequado do substrato e irrigação, proporcionando condições adequadas de desenvolvimento do sistema de raízes é a chave para produzí-lo.

Em primeiro lugar, as plantas lisianthus são conhecidas por suas belas flores em forma de sino. Infelizmente, elas também são conhecidas por serem muito difíceis de cultivar. Para obter melhores resultados, você pode cultivá-las a partir de brotos – pequenas mudas que se desenvolvem bem durante o crescimento e que podem ser comprados em bandejas de plástico descartável — em vez de tentar cultivá-las a partir das sementes. Devido à delicadeza das flores, pode ser mais fácil cultivá-las em recipientes do que no jardim.

Escolha plantas aderidas à terra
Para transplantar um broto para uma nova localização, a planta deve estar bem segura por suas próprias raízes. Caso contrário, o processo de transplante pode ficar confuso e acabar prejudicando a planta sensível.

Escolha um recipiente de tamanho adequado
O melhor tamanho dependerá da variedade que você escolher.
* A Lisianthus Flórida e a Lisianthus Perene precisam de um pote com 10 a 15 cm de profundidade.
* A Lisianthus Lisa precisa de um pote com 7 a 15 cm de profundidade.
* A Lisianthus Safira precisa de um pote com 7 a 10 cm de profundidade.

Verifique se o seu recipiente tem furos de drenagem
As raízes de planta de lisianthus podem apodrecer se for permitido que o excesso de água acumule, por isso, uma boa drenagem é importante. Se o recipiente que você escolheu não tiver furos no fundo, faça um ou dois usando uma furadeira.

Encha o vaso com uma mistura de envasamento solto. A mistura de envasamento disponível comercialmente deve funcionar bem, assim como as misturas de terra com solo e sem solo.

Teste o pH do solo
Essas plantas exigem um pH do solo entre 6,5 e 7,0, e problemas sérios podem ocorrer se o pH cair abaixo de 6,5. Se o substrato tiver um pH baixo, misture um pouco de calcário para elevá-lo.

Cave um buraco tão profundo quanto o broto. Centralize o buraco no meio do vaso.

Lisianthus-Eustoma-Multicolor

Remova o broto
Esprema delicadamente os lados do plástico para soltar a planta do recipiente. Você deve ser capaz de remover a planta, solo e tudo mais sem qualquer ruptura.

Coloque o broto dentro do buraco
Ajuste a terra do vaso ao redor da planta lisianthus para manter a nova muda no lugar.

Coloque o recipiente em um pratinho
O pires evitará que o excesso de água e solo derramem no seu balcão ou janela.

Cuidados
Continue monitorando o pH do solo
O solo deve estar sempre com um pH entre 6,5 e 7,2, e se cair abaixo deste intervalo, você deve resolver o problema misturando um pouco de calcário.

lisianos

Mantenha a planta quente, mas não muito quente
A temperatura ideal durante o dia é entre 20 a 24ºC. A temperatura noturna ideal é entre 16 a 18ºC.

Estas plantas precisam de muita luz solar para os botões de flores conseguirem se formar, mas sol em excesso fará com que a temperatura suba muito alto e pode danificar a folhagem.
* Coloque a planta em uma janela ensolarada e deixe-a obter o máximo de sol direto possível antes de florescer.
* Em dias nublados, pode ser necessário complementar a luz natural colocando o recipiente debaixo de luz fluorescente ou de crescimento HID durante 8 a 12 horas. Isto é especialmente verdadeiro se a planta ainda não tiver florescido.
* Depois da planta florescer, mude-a para uma área um pouco sombreada para proteger as pétalas. Mantê-la perto de uma janela, onde ela possa receber luz solar indireta ou filtrada, deve funcionar.

Mantenha o solo sempre úmido, regando-o todos os dias, permitindo que o solo seque entre as regas. Use o dedo para medir a secura do solo a uma profundidade de 5 cm. Quando ele estiver seco nesta profundidade, dê à planta uma leve pulverizada de água usando um regador, mas não encharque-a.
* Evite deixar o solo secar quando as plantas estiverem no solo. Assim que a superfície do solo parecer seca, pulverize água.

lisiant

Alimente sua planta lisianthus com um fertilizante rico em potássio
O potássio geralmente melhora a flor e a força global da planta. O fertilizante também deve ser bastante rico em nitrogênio para promover o crescimento saudável da folhagem. Evite fertilizantes contendo muito fósforo, no entanto. Procure fórmulas como 15-0-15 ou 20-10-20, onde os números correspondem à percentagem de nitrogênio, fósforo e potássio no fertilizante, respectivamente.
* Adicione o fertilizante uma vez a cada duas semanas antes da planta florescer. Depois da planta florescer, reduza as alimentações para uma vez a cada três ou quatro semanas.
* Fertilizantes ricos em cálcio também são bons para uma planta lisianthus.

As plantas lisianthus que crescem muito alto podem acabar privando a si mesmas de nutrientes valiosos, levando a uma menor floração e morte precoce. Aplique um spray b-Nine duas semanas após o transplante do broto para o recipiente. Evite aplicá-lo com muita frequência depois, uma vez que o excesso de regulador de crescimento também pode levar a uma diminuição da produção de flores.

Os mosquitos de fungo são a ameaça mais comum às flores lisianthus, e eles podem causar uma série de prejuízos para as raízes da planta. Os pulgões, minadores, tisanópteros e moscas brancas também são pragas problemáticas. Se encontrar uma dessas pragas em sua planta, trate a área infestada com um pesticida leve.
* Você também pode considerar a aplicação preventiva de um pesticida leve à sua planta antes de qualquer praga aparecer.

Cuidado com as doenças fúngicas
O mofo cinzento, a podridão e o amarelamento da raiz estão entre as doenças mais frequentes. Uma drenagem adequada deve evitar que a maioria destes fungos ataque sua planta, mas se o seu lisianthus contrair um fungo, trate-o com um fungicida.

janelas 4567

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post