Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mini-rosa320x320

As mini-rosas são flores provenientes da Ásia, mais especificamente da China Central, e também são conhecidas pelos nomes de roseira-miniatura e rosa-miniatura. Essas flores atingem entre 30 e 60 cm de altura e se caracterizam pelo florescimento contínuo tanto em botões quanto em cachos, com cores bem definidas que variam entre o branco, o vermelho, o rosa, o laranja, o amarelo e o púrpura.

As roseiras de mini rosas são cultivadas para produzir plantas e flores menores, em vez de rosas de tamanho normal. São muito populares entre jardineiros iniciantes que querem criar rosas que requeiram menos cuidado, e jardineiros sem espaço para roseiras de tamanho normal. Infelizmente, rosetas têm pouco ou nenhum aroma.

Elas estão disponíveis em diversas cores e tipos, divididas em quatro variedades principais.
* As microminis são a menor variedade, variando de 20 a 38 cm de altura. As flores que essas plantas produzem crescem entre 0,6 até 2,5 cm.
* As minifloras têm plantas e flores um pouco maiores, com as plantas atingindo de 0,6 a 1,2 m de altura.
* As trepadeiras são mini rosas que produzem plantas rasteiras. Elas podem subir em treliças e outros suportes.
* As rasteiras também produzem galhos para subir mas, diferentemente das trepadeiras, elas têm o hábito de crescer em cascata, o que as torna uma escolha popular para vasos pendurados. Elas também funcionam bem para crescer no alto das paredes, com os galhos caindo em cascata para baixo.

mini-rosas-branca-

A escolha do local
* Escolha um lugar onde elas não serão suplantadas ou cobertas por outras plantas. As mini rosas são normalmente usadas em beiradas, bordas e como plantas de destaque em jardins floridos.
* Escolha um local que receba luz solar direta. Algumas variedades de mini rosas também toleram sombra parcial.

* As rosas gostam de solo rico, úmido e bem drenado.

* Faça um buraco no solo. Ele deverá ter a mesma profundidade do vaso que contém a planta. Mas, se for plantá-la no jardim, cave um buraco aproximadamente 30 cm mais largo do que o vaso.

* Cuidadosamente, remova a rosa do vaso e use os dedos para soltar suas raízes. Se elas ficaram presas ao vaso, use uma espátula para retirar a bola de raízes. Coloque a planta no buraco, tomando o cuidado de espalhar as raízes. Encha o buraco com terra e compacte-a gentilmente para ajudar as raízes a fazerem um bom contato com o solo.

* Regue bem a planta durante a estação de crescimento. Regue a base dela para evitar que a folhagem fique molhada.

* Coloque cobertura vegetal ao redor das roseiras para ajudar o solo a reter a umidade e controlar as ervas daninhas.

Rosas-Mini

* Fertilize as mini rosas regularmente com um fertilizante específico para rosas. Ele deve incluir N (nitrogênio), P (fósforo) e K (potássio) em uma proporção de 5-9-6. Regue bastante as roseiras antes de dar o fertilizante a elas.

* Dê o fertilizante às plantas quando as folhas novas estiverem começando a crescer e depois de cada floração maior.

* Pare de dar o fertilizante cerca de 6 a 8 semanas antes da primeira geada para prevenir novos crescimentos, se você vive em um local frio.

* Pode um pouco das mini roseiras no final do inverno ou no começo do verão, antes que a floração nova comece. Corte fora os galhos mortos e remova até um terço da planta conforme a necessidade, para dar forma ou encorajar o crescimento. Diferentemente das roseiras de tamanho normal, as mini não precisam de muita poda.

* Se vive numa área com invernos rigorosos, cerque as plantas e coloque cobertura vegetal para ajudá-las a sobreviver à estação.

Mini-rosa

Após o plantio das mudas e a certificação de que a planta “pegou”, o que significa que ela está pronta para prosseguir seu crescimento, alguns cuidados são importantes para o cultivo das mini rosas. É aconselhável acrescentar ao solo farinha de ossos, torta de mamona ou adubo orgânico 3 vezes ao ano para garantir plantas mais belas e saudáveis.

Dicas
Você pode plantar as mini rosas em vasos, se acha que vai querer mudá-las de lugar. Use um vaso de 30 a 38 cm, largo o suficiente para acomodar a estrutura radicular de uma roseira de mini rosas por pelo menos um ano.

Coloque uma camada de pedras no fundo do pote para garantir uma boa drenagem e use uma mistura para plantio de boa qualidade e feita especialmente para rosas.

Avisos
As mini rosas são constantemente incomodadas por pestes como o piolho-farinhento, o ácaro rajado e besouros. Inspecione as plantas regularmente e borrife uma solução de sabão ou vinagre nelas, se necessário.

roseira

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post