Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ranunculus-asiaticus

Informações básicas para cultivo de Ranúnculus (Ranunculus asiaticus) em vaso.

Em um grama temos cerca de 1300 sementes, das quais se obtém cerca de 800 plantas.

A variedade mais cultivada em vaso é a híbrida F1 Bloomingdale, para corte existe o híbrido Victoria.

Germinação: A semente germinará em torno de 2 ou 3 semanas após a semeadura a baixas temperaturas, sendo o ideal de 10 a 15ºC. Não haverá germinação satisfatória à temperaturas que excedam 20ºC. Deve-se manter a temperatura durante o dia em 15ºC e durante a noite em cerca de 10ºC para a obtenção de plantas fortes e sadias.

As sementes devem ser distribuídas uniformemente e cobertas com uma camada muito fina de substrato. O substrato deve ser mantido úmido até a germinação. ë aconselhável a semeadura em células individuais. Se forem semeadas em bandejas coletivas, deve-se repicá-las para um espaçamento médio de 2,5 cm. Da semeadura ao transplante, em bandejas 128 células (padrão norte-americano) , leva-se de 12 a 14 semanas.

Desenvolvimento: O crescimento é muito lento durante a fase inicial de desenvolvimento Somente após dois meses da germinação as plantas começarão a crescer rapidamente. As plantas devem ser colocadas no vaso quando apresentarem 4 a 5 folhas verdadeiras, utilizando-se uma muda por vaso de 11 cm de diâmetro superior (vaso violeta), ou 2 ou 3 para cada vaso de 13 cm. O substrato deve ser mantido com valor de pH entre 5,5 e 6,5 e salinidade (pela CE) em torno de 0,8 dS m-1 (extrato 1:2).

Os ranúnculos começarão a florescer quando o comprimento do dia se prolongar e a temperatura subir. Os botões começarão a aparecer em agosto e setembro. Excesso de calor resulta em plantas com talos longos e finos. Quando as plantas alcançarem tamanho suficiente, cultive-as se possível com uma temperatura noturna de 7ºC e mantenha a temperatura diurna abaixo dos 20ºC, isto acelerará a floração. Se, devido ao calor excessivo, as plantas ficarem demasiadamente altas, pode-se utilizar o regulador de crescimento B-Nine a 3,5 g L-1 quando os botões aparecerem pela primeira vez. Se as temperaturas se mantiverem baixas, o regulador de crescimento não é necessário.

imagem-neve01

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Monica Paes 
    Tuesday, 2. October 2012

    Parabéns pelo blog. Sempre visito para informações diversas.
    Sabe de algum local ou site que venda essa espécie no Brasil?
    Grata,

    Abraço,
    Monica

Comente sobre o post