Plantas que resistem bem à chuva - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhas na chuva

Da mesma maneira que existem espécies que não podem apanhar sol diretamente, existem outras que não se dão mal no exterior, sobretudo quando chove. Por isso, algumas espécies crescem melhor em condições de sol e clima seco, enquanto que outras vivem em um clima predominantemente chuvoso, como as malvas ou orelhas-de-elefante.

Então já sabem ,sempre que chover leve estas plantas para o exterior para que desfrutem da água da chuva.

Enquanto seres vivos, as plantas precisam de água para poderem transformar a luz do sol que recebem em elementos nutrientes com os quais se podem alimentar. Neste artigo uma pequena lista de plantas resistentes à chuva que adoram a umidade.

Vantagens da água da chuva
Em primeiro lugar, é necessário falar de alguns fatores que demonstram as vantagens deste tipo de clima na vegetação. A água da chuva não contém cloro, um elemento que as plantas detestam na água potável.

Além disso, as gotas da chuva limpam a sujeira das folhas que vai se acumulando nos dias secos e quentes. Assim, se a chuva for abundante a água pode ser filtrada na terra arrastando, assim, aqueles nutrientes que estejam nas áreas superficiais e facilitando que as raízes mais profundas da planta se alimentem desses nutrientes.

Malva

Malva
A malva ou hibisco rosa precisa de grandes quantidades de água, por isso costuma se encontrar em regiões pantanosas e é ideal como planta para climas chuvosos. Conhecida pela sua cor inconfundível é uma planta perene que tem flores entre a primavera e o outono.

No início são brancas, mas à medida que a planta vai envelhecendo costumam adquirir um tom rosado. Em relação a outros cuidados, não precisa podar com regularidade e é preferível cultivá-la no início da primavera, utilizando 1,2 cm de fertilizantes do tipo orgânico depois de plantar, para que retenha a umidade do solo com mais facilidade.

Orelha de Elefante - Alocasia macrorrhiza

Orelha-de-elefante
Por outro lado, a orelha-de-elefante tem origem tropical, onde os solos úmidos retêm a água, por isso crescem de forma apropriada. No entanto, não se desenvolvem bem em pleno sol ou com temperaturas altas, quando suas folhas grandes podem esbranquiçar. Esta planta pode chegar a atingir 3,5 m de altura e quase dois metros e meio de largura. Ainda que gostem de água, também não toleram que suas raízes fiquem encharcadas.

samambaia-rabo-de-peixe

Samambaia
Esta planta precisa de um solo úmido além de uma boa sombra, ainda que não precise de uma irrigação abundante. Suas folhas em tonalidade bronze são perenes, e sua cor pode variar para uma tonalidade esverdeada no outono.

primavera

Primaveras
Apesar de gostarem muito de sol, resistem também bem ao frio e à chuva. Embora se desenvolvam melhor em canteiros, também podem ser cultivadas em vaso no exterior ou até no interior, uma vez que têm um grau de adaptabilidade grande.

Heléboros

Heléboros
Florescem no inverno. Entre dezembro e abril, crescem, em média, cerca de 70 centímetros. Fácil de cultivar, não gosta de uma exposição muito direta ao sol. Gosta de solos frescos e sobrevive bem ao frio. Nas estações em que as temperaturas mais baixam, deve cobrir o terreno com substâncias de origem mineral ou vegetal para proteger o desenvolvimento da planta.

azevinho2

Azevinho
O arbusto mais famoso do Natal adapta-se a todas condições climatéricas, a todos os solos e a todas as regiões. Suporta sol, chuva e sombra mas não se dá bem com as correntes de ar. Como não é afetada pela poluição, esta espécie botânica pode ser usada em hortas urbanas, terraços de vivendas e até varandas.

Viburnum tinus

Viburnum tinus
Algumas das variedades desta espécie de arbusto, que floresce habitualmente entre novembro e março, adaptam-se facilmente a todos os solos e localizações. À medida que envelhecem, as suas flores vão adquirindo uma tonalidade clara, que confere luminosidade ao jardim. É outra das plantas que pode cultivar em vaso em varandas e terraços, expondo-o regularmente ao sol.

chuvarada

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post