Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunia2-400x307
Petúnia são flores de pequeno porte que medem de 40 a 60 cm de altura. De origem brasileira, Argentina e uruguaia, era chamada pelos índios de Flor Vermelha. Trata-se de um gênero de flores que compreende pouco mais de dez espécies americanas.

São flores extremamente ornamentais, freqüentemente cultivadas em sacadas e jardins, sendo esta a sua principal utilização, a jardinagem, decorando tanto públicos como particulares.

A Petúnia recebe grande destaque em sua época de floração que ocorre entre a primavera e o verão. Suas flores são grandes e vivamente coloridas, se apresentam em forma de sino e exalam um delicioso perfume e, principalmente em se tratando dos tipos de Petunias que se obtém híbridos variados, neste caso suas flores exalam um perfume especial, muito sensual durante a noite, inspirando e incendiando as paixões.

É uma das principais flores entre, as conhecidas como flores de estação, em razão da sua facilidade de cultivo, sua resistência e incomparável beleza de suas flores.

Nos campos do Brasil encontram-se Petúnias muito bonitas de flores roxas com algumas tonalidades diferentes, como flores violetas e flores rosadas. Mas, embora de cores variadas, na espécie primária são flores brancas, e florescem anualmente. As espécies híbridas se multiplicam por sementes, podendo ser semeadas o ano todo em ambientes protegidos de intempéries.

A Petúnia, por sua própria constituição, representa revelações e a força espiritual que esclarece o mal-entendido, além de estimular o que se encontra adormecido e de ter o poder de transformar.

O grande filósofo Sócrates disse certa vez que “se uma alma quer conhecer a si mesma, é em uma outra alma que ela deve se olhar, e mais precisamente para o lugar da alma em que mora aquilo que lhe é mais precioso”. Daí, olharmos para a Petúnia como a flor da sabedoria, das revelações. Uma flor que é o espelho do há de melhor na nossa alma.

Curiosidades
Uma nova variedade de Petúnias surge resultante do cruzamento das Petúnias anuais com as nativas da América do Sul. Trata-se de uma planta que floresce fortemente, cresce rápido e é mais vigorosa do que a sua parente anual. Requere pouca manutenção e se mantém ativamente em flores.

flor124

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Rosa Harue 
    Sunday, 30. December 2012

    Encontrei no seu site alegria de saber, o porque do meu encantamento diante dessa linda flor.
    Não sabia o porque de ter sempre a petunia no meu lar. Era um magnetismo, uma preferencia.
    Qdo terminava as flores eu me despedia profundamente agradecida.
    E corria ansiosa pra adquirir mais.
    Ficava na minha lista de compras como prioridade.
    Faz um ano que convivo e me alegro com elas.
    Hoje sem querer encontrei esse site, foi um presente de Deus !
    Com essa música linda … suave … me emocionei.
    De repente lágrimas de felicidade … de alegria !!!
    De repente o entendimento do significado … do valor.
    Saber que a essencia delas é a força da transformação… e a minha vida esse ano, foi realmente uma transformação.
    Espiritualmente e fisicamente.
    E acredito que elas estavam sempre ali, silenciosamente me dando força, coragem e sabedoria.
    Hoje, mais do que nunca agradeço e entendo a importancia que foi a presença dessa flor tão singela… mas poderosa, na minha vida.
    Agradeço a todos do site que me proporcionou esse entendimento !
    Que a Luz Divina esteja sempre presente na vida de todos.
    Um Feliz Ano Novo a todos !!!
    Abraços e beijos
    Rosa

Comente sobre o post