Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




prímula

As prímulas são flores perenes que pertencem à família Primulaceae. Originárias da Ásia, especialmente da China, elas se adaptam bem ao clima tropical, temperado e subtropical. Por esse motivo, podem ser cultivadas nas mais diversas regiões brasileiras.

Outras características dessa planta é a ausência de caule e seu pequeno porte: em geral, elas não superam os 15 cm de comprimento.

Apesar de ser uma planta de pequeno porte, as suas flores são grandes e vistosas. O encantamento que elas produzem as tornam excelentes opções para utilizar na decoração dos ambientes.

Como as prímulas precisam ser cultivadas à sombra ou sob luz difusa, adaptam-se bem dentro de casa e dão um toque clássico e charmoso ao local em que forem dispostas.

As prímulas apresentam uma enorme variedade de cores e gostam de ambientes de sombra, portanto são ideais e adequadas para a decoração de interiores – com certeza alguma cor de prímula cairá como uma luva em algum cômodo da sua casa.

Apesar da beleza, é preciso cuidado para manuseá-las, pois a estrutura semelhante a pelos presente em suas folhas pode ser tóxica para os seres humanos. Se você também se encantou por essa planta, veja as recomendações sobre como plantar prímula.

Como plantar prímula
As prímulas são muito delicadas, o que exige diversos cuidados em seu plantio. Para plantar Prímula, você irá precisar de:
* Sementes de prímula;
* Terra fértil e adubada;
* Um vaso de tamanho médio;
* Água para regas.

primula1

Passo a passo de como plantar prímula
*
Preencha o vaso de tamanho médio com a terra fértil e adubada;

* Faça pequenos furos no solo e jogue as sementes de prímula, cobrindo-as com a terra;

* Regue a terra de maneira a deixar a terra úmida – cuidado para não colocar água demais. Esse processo deve ser feito preferencialmente no final do outono, o que no Brasil ocorre nas semanas finais de junho;

* Mantenha o vaso à sombra, pois as prímulas não gostam de sol.

As raízes das prímulas irão se desenvolver durante o inverno e as flores vão desabrochar no início da primavera. Lembre-se de regá-la durante todo o inverno, de modo a manter a terra úmida e garantir o desenvolvimento adequado desta linda planta.

Uma observação importante é que a primeira florada da prímula é a mais bonita e intensa, sendo necessário substituí-las anualmente (ou seja, plantá-las novamente a partir das sementes) caso queira manter o mesmo padrão de flores.

prímula acauli

Como fazer mudas de prímula
As prímulas são flores muito delicadas, o que torna difícil sua fixação por mudas – o ideal é plantá-las através de semente. Contudo, caso mesmo assim você tenha o desejo de optar pelas mudas, descubra como fazer mudas de prímula seguindo nossas recomendações.

Você irá precisar de:
* Folha de prímula;
* Vaso com terra adubada;
* Enraizador (facilmente encontrado em lojas de produtos naturais);
* Plástico filme.

Passo a passo de como fazer mudas de prímula
* Para fazer mudas de prímula, retire cuidadosamente uma folha de uma prímula já desenvolvida;

* Aplique um pouco do enraizador na parte da folha que a ligava à planta original – o enraizador irá estimular o desenvolvimento das raízes;

* Coloque a folha sobre o vaso com terra adubada e cubra-a com um pedaço de plástico filme para protegê-la do frio

* Após algum tempo, as raízes aparecerão e a muda de prímula poderá ser plantada normalmente.

primulas

Os cuidados com a planta prímula
* É necessário ter muitos cuidados com a planta prímula, pois ela é de natureza delicada e sensível. As prímulas não podem ser expostas ao sol diretamente, pois seus raios irão queimar as folhas e flores. Portanto, deixe-as à sombra e protegidas do vento;

* A terra da prímula deve estar sempre úmida e com a terra bem adubada. As plantas são como pessoas: se não recebem a alimentação adequada, se enfraquecem e ficam mais suscetíveis a doenças;

* Para que as flores se desenvolvam melhor, retire sempre as folhas e flores que já estiverem secas e murchas – assim a seiva se dirige para as partes da planta que estão crescendo;

* A prímula pode ser tóxica, o que exige muito cuidado em seu manuseio. Use sempre luvas ao manuseá-la, pois a espécie de “penugem” que cobre as folhas pode conferir irritação na pele de algumas pessoas.

Também mantenha a prímulas longe do alcance de animais de estimação, pois uma mordida pode ser fatal para cachorros e gatos.

trovador

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post