Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cravos_11

Originários da região mediterrânea, existem dois tipos principais de cravo, os perpétuos e os anuais. Em geral suas flores são grandes e bastante perfumadas, aparece mais comumente nas cores vermelha, branca, amarela e rosa. Suas folhas que chegam a atingir até 90 cm de altura e também podem ser consideradas ornamentais, devido a leve coloração azulada.

Os cravos são uma das flores mais comuns e usadas como decoração em uma infinidade de casas e jardins, já que são muito chamativas e, além disso, precisam de poucos cuidados para crescer corretamente.

Assim, existe uma grande de variedades de cravos, entre os quais se destacam, por exemplo, o denominado cravo comum, o cravo chinês ou a cravina.

O cravo é uma flor que precisa de grandes quantidades de luz solar, por isso será necessário escolher corretamente o lugar onde irá colocá-lo, para que assim possa receber os raios de sol durante a maior parte do dia. Por isso, se você mora em uma região de clima frio, deverá protegê-los das baixas temperaturas.

O cravo pode ser plantado o ano inteiro, porém não irá germinar em temperaturas muito baixas. Temperatura ideal do solo entre 21°C e 24°C. As sementes são relativamente grandes e fáceis de manusear.

Molhe bem a terra/substrato e enterre as sementes apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação, o que leva em torno de 3 a 7 dias.

cravo branco

Transplantio de mudas do cravo
Depois de estabilizada, diminua a frequência de regas para que o solo possa secar levemente. Excesso de umidade traz problemas com fungos e podem fazer a raiz apodrecer.

São muito resistentes ao frio desde pequenas, e toleram geadas sem problema. Após o desenvolvimento das primeiras folhas, mova gradualmente para o sol para evitar que os galhos estiquem em busca de luz.

Mistura para solo
O Cravo necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.
* 1 parte de terra comum de jardim
* 1 parte de terra vegetal
* 2 partes de composto orgânico

Como montar um vaso para receber o cravo
* Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
* Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
* Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
* Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores.

cravorosa
Adubação do cravo
Fique atento também para a adubação do solo para onde as plantas serão transportadas. A proporção da adubação deve ser mais ou menos de 30 gramas de NPK para cada 150 gramas de esterco, isso por metro quadrado.

Manutenção do cravo
Deixe um espaço de tempo entre as regas para que a terra seque um pouco, especialmente no inverno.
Quando for regar, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.

Em espécies anuais, é no começo da primavera quando se costuma cultivar os cravos através de estacas, enquanto que os transplantes costumam ser realizados durante o outono. Vale referir que também é possível plantar cravos através de sementes, que você deverá colocar a 10 cm de distância umas das outras.

Do mesmo modo, será fundamental que o solo onde irá plantar os cravos seja poroso e – na medida do possível – calcário. Também deverá contar com um correto sistema de drenagem para garantir que a água não fica parada e evitar, assim, o apodrecimento das raízes.

cravina

Quanto à irrigação dos cravos, é importante referir que esta planta precisa de água constante, mas pouco abundante, que evidentemente deverá ser aumentada durante a primavera e o verão por serem as épocas mais quentes do ano.

Quanto ao adubo que deverá utilizar nos cravos, é importante adicionar nutrientes à terra semanalmente durante o verão, enquanto no resto do ano será suficiente adubá-los uma vez por mês.

Informe-se na sua loja de jardinagem a respeito das necessidades concretas das diferentes espécies de cravos, já que algumas podem precisar de cuidados diferentes a outras variedades mais genéricas.

janel9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post