Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sprekelia_formosissima8
O lírio-asteca também é conhecido com outro nome popular bastante difundido, Flor-de-lis. A beleza das suas flores é o que a diferencia de muitas outras plantas. Alguns chegam a chamá-la de “Lírio-orquídea”.

A descrição mais perfeita da planta é que ela se parece bastante com a Amarílis. Trata-se de uma linda planta que possui flores de uma beleza exótica e bastante singular. A sua cor predominante é um vermelho escarlate combinado com a folhagem que lhe confere um grande valor ornamental.

Sua origem é mexicana e é uma planta que se adapta bem as condições climáticas do Brasil. O seu crescimento e florescimento acontecem nos meses quentes, nos meses do inverno a planta entra num estado de dormência, isto nos casos de invernos muito rigorosos.

Nos períodos mais frios do ano essa planta pode ter uma aparência sem vida, porém, depois que essa fase gelada do ano passa a planta volta a ficar bonita contando com flores e folhas de novo.

Como cultivar o lírio-asteca
Seu cultivo costuma ser bastante simples, pois basta que se cubra o bulbo de terra deixando a ponta de cima para fora. Regue sem exagerar somente a terra, para mantê-la úmida. Em relação a fertilidade, irrigação e drenagem essa planta é bastante exigente.

O substrato deve conter uma quantidade boa de matéria orgânica e também deve ser muito bem drenado. Durante o período do inverno as regas devem ser suspensas para evitar que o substrato fique encharcado e assim o bulbo apodreça enquanto está dormindo.

Sprekelia formosíssima1
Quando a primavera chega lírio-asteca produz uma longa haste com uma flor única que é bem vistosa e possui uma coloração vermelho escarlate. As flores dessa planta são simétricas de forma bilateral, como uma orquídea. Essas plantas têm uma pétala ereta superior, três pétalas inferiores que ficam parcialmente unidas e duas pétalas laterais que são estreitas.

O estigma e os estames da planta são longos e depois da polinização cruzada se forma um fruto do tipo cápsula e tem sementes negras.

O plantio do lírio-asteca em vasos
O lírio asteca é frequentemente mais cultivado em vasos, a dica é colocar a planta próxima a uma janela ensolarada. Com esse pequeno cuidado é possível ver essa planta florescer quase todos os anos. Quem preferir pode cultivá-lo em jardins de preferência em canteiros elevados com um solo rochoso e arenoso.

Nas regiões que são sujeitas a geadas e a frio intenso no inverno é importante tomar o cuidado de recolher os bulbos no outono. Assim é possível armazená-los secos em sacos de papel e num local que seja protegido da umidade e do frio. O plantio dos bulbos deve ser feito durante a primavera depois da última geada.

As condições para plantio
Para que a planta cresça saudável é importante que ela seja cultivada em regiões de sol pleno ou então a meia-sombra. Além disso, essa linda planta precisa de solo fértil e que seja bem rico em matéria orgânica. Não necessita de podas e o seu cultivo é considerado relativamente fácil.

Uma forma de ajudar a estimular as florações e uma folhagem mais vistosa nessa planta é realizar fertilizações anuais durante o replantio. Quando a planta chega a sua fase de floração é interessante utilizar fertilizante rico em fósforo para ajudar as flores a nascerem.

Enquanto cresce e floresce o lírio-asteca aprecia uma irrigação frequente. Como já foi dito, tenha o cuidado de suspender as regas durante o período do inverno para que o bulbo da planta não apodreça no seu período de “dormência”.

Sprekelia formosíssima2
Multiplicação
A planta é mais comumente multiplicada através de sementes, porém, também é possível dividir os bulbinhos que se formam junto ao bulbo mãe. Vale destacar que mesmo quando são bem cultivados os Lírios-Astecas podem não florescer todos os anos.

Uma boa dica é aproveitar o período de dormência da planta no inverno para fazer a divisão e replantio dos seus bulbos.

Os cuidados com o lírio-asteca
Essa planta tem uma grande propensão a ser atacada por pulgões que se escondem nas fendas das suas folhas. Para cuidar bem dela é fundamental ficar de olho na presença desses insetos quando as folhas começam a emergir.

Uma forma de deixar a sua planta feliz e saudável é adicionar um pouco de adubo uma ou duas vezes durante a sua estação de crescimento. A tendência natural do lírio-asteca é florescer na primavera.

rosa-branca

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Giovanni Martins Júlio 
    Tuesday, 12. November 2019

    Bom dia

    Vocês vendem o bulbo o lírio asteca?

    Obrigado

    Giovanni Martins
    31 98888-7575

Comente sobre o post