Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




impatienswalleriana

A planta conhecida popularmente como Maria-sem-vergonha ou Beijinho, Beijo-turco e Beijo pertence à família Balsaminaceae. É um espécime bastante gracioso de planta que além de muito vigor se caracteriza por conseguir crescer em qualquer lugar.

Aliás, um dos principais problemas desta planta está exatamente no fato de ela se propaga muito facilmente e pode se tornar uma praga. Quem descuida com essa planta acaba com uma verdadeira invasora no seu jardim. Para evitar problemas com essa espécie de planta é importante tomar alguns cuidados.

Pelo fato de ser de cultivo fácil a Maria-sem-vergonha foi se desvalorizando com o passar do tempo. O nome depreciativo da espécie é apenas um exemplo de como ela é desvalorizada. Porém, mesmo que seja uma planta a qual não se atribua muito valor existem algumas variedades muito bonitas.

Uma planta que floresce quase o ano todo e está sempre sendo usada como forração do jardim ou mesmo em vasos para o interior dos ambientes.

Características
É uma espécie nativa do leste da África, na região do Quênia e de Moçambique. É uma planta herbácea, perene, que cresce de 15 a 60 cm de altura, com grandes folhas lanceoladas de 3 a 12 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura. As folhas são alternadas na maior parte, embora possam ser opostas, perto do topo da planta. As flores possuem cinco pétalas e podem ser das mais diversas cores.

São grandes e escarlates e as folhas são verdes com bordas brancas. Há também as híbridas que nos fornecem uma grande variedade de flores e folhagem, as flores podem variar desde o branco até as diferentes tonalidades de rosa e alaranjado, passando ainda por tons escarlate e púrpuro-escuro. Algumas plantas possuem desenhos listrados, basta conferir de perto.

impatiens222

As flores da Maria-sem-vergonha vão desde os exemplares mais simples com pétalas bem singelas até aquelas que são dobradas em várias camadas. A folhagem dessa planta assume diversas formas e cores com desenhos que podem ser ovalados ou codiformes.

Os cuidados com a Maria-sem-vergonha
Primavera / Verão
Uma dica importante em relação à Maria-sem-vergonha é que a sua floração acontece de forma melhor quando as suas raízes ficam amontoadas. Sendo assim a planta somente deve ser reenvasada quando esta preencher o recipiente.

O melhor período do ano para fazer a troca de vaso é durante a primavera, a planta deve ser retirada do vaso antigo e com um bom composto de terra mude-o de lugar.

A temperatura ideal para a Maria-sem-vergonha nas estações da primavera e verão oscilam em torno de 18°C. Vale destacar que apesar de 18°C ser a temperatura ideal essa planta resiste ao calor intenso.

Nessas estações a rega deve ser feita com frequência para manter o composto úmido. Porém, tenha o cuidado de não encharcar a planta, pois você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Durante o verão a planta deve ser pulverizada com água,  mas evite que as folhas fiquem molhadas por muito tempo. A água acumulada nas folhas facilita o ataque dos fungos.

Impatiens-Walleriana-Hibrida

Quando a Maria-sem-vergonha estiver plantada em um vaso, é importante apoiar o recipiente num prato que contenha seixos molhados. A adubação deve ser feita com fertilizante líquido semanalmente durante o período de novembro a março. A planta deve ser colocada em local arejado e iluminado, mas não embaixo do sol direto, especialmente no período do meio-dia. Faça uma boa poda na planta durante o verão para que a planta fique mais compacta.

Outono / Inverno
Durante as estações mais frias do ano, outono e inverno, a temperatura deve ser mantida em torno de 18°C. Isso ajuda a fazer com que a planta fique sempre viçosa e florindo. Nessas estações mais frias e amenas as regas podem ser diminuídas e também a adubação.

Nos casos em que o frio é intenso é importante deixar que o composto fique quase seco entre uma rega e outra. Deixe sem adubar durante um tempo e assim ter um exemplar de Maria-sem-vergonha mais bonito e cheio de vida. É importante cuidar para que a temperatura não fique abaixo de 13°C, pois esse gênero de planta não suporta invernos muito rigorosos.

Propagação
A propagação dessa planta deve ser feita através de estacas, durante o período que vai de outubro a abril é o momento certo do ano para fazer esse tipo de procedimento. Comece retirando 10 cm de ramos laterais da planta, remova então as folhas inferiores e mergulhe as estacas num copo d’água. Observe que em poucos dias as raízes começam a surgir.

Depois de as raízes começaram a surgir as mudas deverão ser colocadas num local fresco e com sombra durante um período de duas semanas para que as raízes possam se estabelecer. Quando começarem a aparecer as novas brotações trate-as como se fossem plantas adultas.

impatiens-walleriana1

Conforme a planta vai crescendo o método do “beliscamento” (cortar com a ponta dos dedos) das pontas da mesma as tornam mais densas e vigorosas. Quem deseja obter várias mudas deve fazer uma sementeira numa caixa com mistura de partes iguais de turfa e areia.

No começo da primavera é necessário colocar as sementes e cobri-las com o composto peneirado. Depois o solo deve ser umedecido e deve-se deixar esse conjunto num ambiente que seja quente e escuro. No começo da germinação é necessário aumentar a luminosidade, mas não deixe a incidência direta do sol. A partir do momento que as plantas puderem passar a ser manuseadas, poderão ser plantadas em vasos.

Outros cuidados muito importantes
A Maria-sem-vergonha é uma planta que tem fácil cultivo podendo ser cultivada com restrições de sol. Porém, o solo é de grande importância, o solo deve ter bastante matéria orgânica, pois isso facilita o crescimento e a adubação com fósforo (esse tipo de adubação facilita a floração). Aliás, vale destacar que a adubação com fósforo é bastante interessante principalmente para plantas que tem muitas flores nascendo juntas.

Depois de alguns anos a Maria-Sem-Vergonha passa a ter uma aparência de “velha” com folhas feias e mortas. Nesses casos é importante remover as mudas e replantá-las ou simplesmente adquirir plantas novas. Pode ficar tranquilo que essa espécie de planta é bem fácil de ser encontrada.

A planta forma frutinhos verdes e suculentos, ocos, com muitas sementes, que quando maduros estouram ao mais leve toque. É uma planta excelente para cultivar com as crianças.

Uma planta de cultivo simples que pode deixar o seu jardim muito mais alegre e cheio de vida, mas não esqueça de ficar de olho na sua propagação para que não se torne uma praga.

rosas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post