Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




plantas de interior

A água – Se a água usada para regar é a da torneira, o melhor será, encher as garrafas ou baldes usados para a rega algumas horas antes, assim a água perderá uma parte do calcário e do cloro, além de estar na temperatura ambiente.
Se puder recolher água da chuva ou colocá-las na chuva fina ,melhor ainda.
Não molhe as flores.
Nunca deve encharcar a terra ou substrato.
* Coloque água de maneira lenta e uniforme, por todo o substrato, até que esta comece a sair pelos drenos ( pequenos orifícios ) do vaso. Se colocar água em excesso, ao escorrer do vaso esta leva muitos nutrientes, “lavando”o substrato;
* É melhor molhar com frequência e pouca água, do que molhar ás vezes com muita água.
Proteger as plantas de interior – Com as janelas quase sempre fechadas e em certas regiões o aquecimento ligado, o inverno pode ser muito rigoroso para as folhas das suas plantas.

Eis duas soluções simples para o problema:
1 – ponha um humidificador próximo das plantas ou ponha o vaso em cima de um tabuleiro com água e cascalho. Deste modo a água evaporará lentamente e penetrará na erra da planta.
2 – Durante o inverno seria bom umidificar (spray) as folhas das plantas pois estas têm tendência para perder água mais facilmente do que a ter.
Insolação: Se seus vasos ficarem no interior da casa, (sala, quarto, corredor etc.) você deve girá-los um pouco na mesma direção todas as semanas, de forma que no final de trinta dias a planta tenha dado uma volta completa.
Assim ela se fortifica e não fica disforme.
O fator vento: O vento é um elemento que pode provocar grandes estragos nas plantas. Poucas suportam o vento.
É necessário estudar as correntes de ar que passam pelos canteiros. Pode-se fazer uma proteção plantando arbustos em volta, por exemplo.
Terra arenosa ou argilosa? Uma terra arenosa tem dificuldades para absorver a água e as substâncias nutritivas.
A solução é enriquecê-la com “húmus” e até com “argila”.
Se você tiver uma grande área arenosa para plantar, procure usar uma mistura equilibrada com terra preta e adubada, misturando-a com 50% de terra argilosa ou barro.
É preciso estar atento para não impermeabilizar totalmente o seu solo.
Já se for o contrário, um solo muito argiloso, misture areia nele, mas não areia salgada, somente areia de rio.
Acidez ou alcalinidade? É importante conhecer a acidez de seu terreno, não somente para saber que tipo de adubo corretivo usar , mas também para escolher as plantas adequadas.
Analizar o PH do terreno e acompanhar sua evolução através do ano, fazem parte dos cuidados a ter com um jardim. Você pode adquirir um kit em lojas
especializadas.
Para equilibrar uma terra com muita acidez temos que adubá-lo com calcário – magnésio.
Mas cuidado é melhor consultar um especialista que conheça o solo de seu jardim.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post