Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Echium candicans

O Massaroco é o nome comum dado a espécie de planta do gênero, pertencente à família Boraginaceae endêmicas do arquipélago da Ilha da Madeira.

Apresenta-se como um arbusto perene de até 2 metros de altura. É considerada rara na natureza.

Adapta-se bem aos jardins do continente, assim como aos dos países de clima mediterrânico.

Suas flores são azuis, de estames vermelhos, agrupadas em espiga. São polinizadas por abelhas e outro tipo de insetos.
Este arbusto necessita de terreno com boa drenagem, aguenta ventos e períodos de seca, propagando-se por sementes ou por estaca

As folhas são persistentes, de um verde acinzentado, lanceoladas e com as nervuras bem visíveis. Aguenta até uma temperatura mínima de 5ºC.

Após a floração, as flores secas devem ser cortadas no Verão e o arbusto podado no Outono, a fim de lhe manter uma forma agradável e não o deixar expandir-se demasiado.

Esta planta é muito utilizada pelos jardineiros de outros países, muito embora não seja ainda muito conhecida e cultivada entre nós. Também não é fácil de encontrar nos nossos viveiristas, que preferem outro tipo de plantas exóticas.

flor63

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post