Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




margaridas (Small)

Esta flor, que ornamenta jardins e outros espaços. Devido às suas várias espécies com diversas cores, forma um efeito muito belo onde quer que seja plantada, do jardim a um simples vaso.

A margarida foi em tempos dedicada a Artemis, deusa das mulheres. “crysanthemum” é o seu nome que provém da raiz grega chrisos (dourado) e anthos (flor).

Esta flor é originária das regiões caucasiana e siberiana e pertence à família das “compostas”, onde se incluem também as camomilas. É uma das famílias mais importantes das plantas com flor, onde se incluem cerca de 25000 espécies.

Existem muitas espécies passando das margaridas em forma de cachos, às de bola e pompons. As margaridas encontram-se distribuídas por quase todo o globo, desde as selvas tropicais até às altas montanhas, sendo mais abundantes nas regiões áridas ou semiáridas, porque se adaptam bem a todos os espaços.

É uma planta perene e herbácea, de caules erguidos e folhas verde-escuro. A flor possui “capítulos” com um disco central. As flores são masculinas e femininas, e agrupam-se em grande número num receptáculo comum protegido por “brácteas”.
sua época de floração é de Abril a Outubro, o que a torna especialmente apetecível para ornamentar diversos espaços.
A sementeira deve ser feita entre Maio e Junho, em terra vegetal.

Na medicina tradicional é utilizada como diurético, anti-espasmódico e tónico, em tratamentos da tosse e da asma.
As suas flores podem ser utilizadas em infusões, aliviando a tosse, e pode fervê-las com colhas de caules e adoçar com mel.
Pode ainda ser usada como loção para feridas, nódoas negras e problemas de pele.

trio-de-florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post