Magnólias - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




magnolias_01

As magnólias, pertencentes a uma família com mais de 80 espécies originárias da Ásia e da América, estão perfeitamente aclimatadas na Europa.

São, essencialmente, árvores e arbustos de grandes folhas duras, caducas ou persistentes. São apreciadas pelas suas flores solitárias, grandes e decorativas, muito perfumadas.

A maioria das espécies de folha caduca floresce muito cedo, a partir de Fevereiro e as de folha persistente são de floração estival. Os frutos são pequenos cones repletos de grãos vermelhos.

Onde e quando plantar magnólias?
A maioria dos espécimes desta família varia entre os 2m e os 30m. Plante as magnólias ao sol ou meia-sombra, todo o ano exceto durante os períodos de geadas ou gelo.

Em que solo plantar?
As magnólias preferem um solo neutro, ligeiramente ácido, fresco e rico em humus. Algumas espécies suportam bem um PH superior a 7 mas temem os solos calcários. Escolha uma mistura de metade terra original, metade terra ácida e estrume.

Manutenção
Estas fabulosas árvores precisam de poucos cuidados. No entanto, agradecem o mulching no Inverno, e rega das plantas jovens num Verão muito quente. A Magnolia grandiflora, por exemplo, não requer qualquer manutenção.

Podem ser podadas em jovem para lhes dar forma ou depois da floração para rejuvenescê-las.

Variedades
Existem duas espécies mais conhecidas:

Magnolia stellata: o arbusto mais pequeno da família, não passando dos 2 a 3m.

Magnolia grandiflora: a mais conhecida. Originária da América, as suas folhas são persistentes e pode chegar aos 30m!

Magnolia “Vulcan”: com flores vermelho rubi

Magnolia “Yellow River”: flores amarelo-limão

Belas e solitárias, podem ser associadas a conjuntos de arbusto ou plantas acidófilas. Além de jardins, de maior ou menor dimensão, pode também desfrutar da sua beleza em grandes vasos.

Sabia que…
A casca das magnólias tem propriedades medicinais e é utilizada em cosmética pelo seu odor. A sua madeira é considerada preciosa, porque é sólida, resistente e fácil de trabalhar.

pordosol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Em primeiro lugar parabéns pelo site…
    Será que me podia informar se as magnólias se pode multiplicar por meio de estaca? Se sim em que altura e como devo cortar a estaca? e que cumprimento deve ter? E que procedimentos terei de adoptar para o seu plantio?

    Obrigada

Comente sobre o post