Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://gstuff.co.nz/shop/garden/images/lisianthus%20lavender.jpg

Também conhecida como genciana do prado, a lisianthus é originária das regiões desérticas dos Estados Unidos (Texas, Arizona) e México e pode apresentar três cores básicas: azul, rosa e branca. Essa espécie começou a se destacar economicamente no Brasil na década de 90, mas já é amplamente comercializada em países europeus e no Japão.

Embora com grande potencial de produção e de mercado no Brasil, o lisianthus é ainda pouco estudado em condições de clima tropical, diferentemente do que acontece no Japão, onde pesquisas sobre ela vêm sendo feitas há mais de 30 anos.

É uma planta ornamental da família das Gentianaceas e o seu cultivo pode ser feito como flor-de-corte ou em vasos. Há diferenças de preferência entre os mercados consumidores: o europeu prefere o azul-escuro, enquanto o japonês e o brasileiro preferem o branco com bordas azuis. No Brasil, o cultivo do lisianthus é incipiente, mas promissor.

Suas flores podem alcançar cerca de oito centímetros de comprimento e sua haste pode apresentar vários botões florais, de corte ou de vaso e, em qualquer os dois casos, a flor é de longa duração.

A planta requer vários dias para florescer e a formação das flores é problemática, pois depende diretamente das condições climáticas.

No cultivo convencional de lisianthus,  um dos principais problemas é o tamanho da semente (aproximadamente 20.000/gr), o que obriga o floricultor a um processo cuidadoso e vagaroso de manipulação nas bandejas de germinação, que pode chegar a 12 meses até alcançar a floração.

38

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    Lucimara Catarina 
    Monday, 24. January 2011

    Ola!!!ganhei um vaso lindo de Lisianthus mas não sei como cuidar, parece que todos os site que entrei ninguem quer ensinar como cuidar de um vaso, so acho como plantar, não quero plantar quero cuidar do que tenho.
    Grata

    Lucimara

  2. #2
    Eliane Alves 
    Wednesday, 19. June 2013

    Só quero repetir o comentário da Lucimara…o mesmo acontece comigo hoje…e pelo jeito ninguém ainda hoje quer ensinar como cuidar de um vaso de lisianthus…

  3. Eliane Alves, lhe mandei um e-mail, mas voltou, acho que sua caixa de mensagens deve estar cheia. Bem respondendo a sua pergunta, aí vai a resposta:
    Os lisiantos são plantas bienais, ou seja, precisam ser replantadas a cada dois anos.

    Eles devem ser cultivadas sob meia sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Preferem clima quente e seco e solo arenoso. Precisam ser regadas de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Gostam de sol pleno em locais frios e meia-sombra em locais quentes.

    A adubação deve ser feita todo mês com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, ou NPK na formulação 04-14-08. 1 colher de sopa para vasos pequenos ou 3 para vasos grandes, os grânulos devem ser diluídos em água.

    O solo (substrato) para vasos deve ser uma mistura de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum e 2 partes de composto orgânico.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.
    Abraços,

  4. #4
    rosaria de fatima gonçalves 
    Monday, 7. October 2013

    ganhei hj um lindo vaso com esta planta, me apaixonei, obrigada por ensinar a cultiva-la, vou cuidar dela com mto carinho. grata fatinha

  5. Obrigada Adm!
    Correndo por meu vaso um pouco no sol… :)

Comente sobre o post