Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lírio tocha

Nome Científico: Kniphofia uvaria
Nome Popular: Lírio-tocha, tritoma
Família: Asphodelaceae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene

Atinge 1,5 m de altura e do topo surge uma espiga de flores cilíndricas e alaranjadas de grande destaque, que costumam atrair beija-flores. As inflorescências ocorrem no inverno, época que poucas espécies estarão florindo.

O lírio-tocha é uma planta herbácea, entouceirada de aspecto exótico. Suas folhas são compridas e estreitas de cor verde, glabras, com margens serrilhadas. Atinge 1,5 m de altura e do topo surge uma espiga de flores cilíndricas e alaranjadas de grande destaque, que costumam atrair beija-flores. Com esse belo colorido em degradé, as flores se abrem de baixo para cima, conferindo tonalidades mais vivas no ápice da inflorescência enquanto a base vai adquirindo cores mais clara.

Há muitas variedades de lírio-tocha disponíveis, com flores de cores quentes em geral, como amarelo, laranja, vermelho ou creme, mas que podem ter épocas de floração e portes diferentes. A floração ocorre na primavera e verão. É muito adequado para o plantio isolado ou em grupos, na formação de bordaduras e maciços. Atrai os beija-flores.

Devem ser cultivados sob sol pleno em solo fértil, leve, muito bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, com regas no verão. Tolerante ao frio e às geadas.

Multiplica-se por divisão da touceira e por sementes. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post