Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Bogari (Jasminum sambac)

Se há uma planta que pode ser incrivelmente amada e inacreditavelmente odiada esta planta é o Jasmim! Muitos a amam pelo seu perfume, e outros a odeiam pelo mesmo motivo. Mas a verdade é que das 537 espécies conhecidas, ao contrário do que se pensa, nem todas possuem perfume, mas todas possuem flores e sempre haverá alguma capaz de agradar até o mais exigente apreciador de jardins.

Geralmente os Jasmins remetem a idéias de jardins clássicos ou românticos, este segundo caso talvez deva-se ao fato da lenda que diz que se um casal briga muito deve-se plantar Jasmim em seu jardim e que o chá da planta é afrodisíaco. Lendas à parte, o que é certo é que grande parte das variedades de Jasmim ou daquelas conhecidas popularmente como Jasmim realmente criarão um ar romântico ou clássico num jardim, porém também há variedades bastante neutras que vão bem em ambientes diversos, como é o caso do Jasmim-Laranja.

Versátil, o Jasmim pode ser cultivado em vasos ou canteiros; pode ser conduzido por estacas, podendo assim, cobrir caramanchões, pergolados e até mesmo formar cercas-vivas, para tanto precisam ser devidamente acompanhados e tutorados.
De modo geral os jasmins são pouco exigentes com relação ao solo, mas para uma floração abundante recomenda-se um solo rico em matéria orgânica dando-se atenção especial ao nível de Fósforo, pois este é responsável por um bom florescimento.
Algumas espécies devem ser cultivadas à pleno sol enquanto outras preferem locais sombreados e frescos, podendo ser cultivadas até mesmo dentro de casa desde que haja boa iluminação e circulação de ar, já que seu perfume característico pode tornar-se incômodo, entretanto esta possibilidade deve ser descartada caso haja pessoas alérgicas na casa.

O plantio deve ser feito em covas generosas, fertilizadas com adubo orgânico. As raízes são mais superficiais e tendem a se esparramar em torno do tronco o que evita problemas como rachaduras em áreas revestidas por concreto, cerâmica, etc.
As podas são sempre bem vindas. Em geral, indicam-se podas anuais, eliminando-se cerca de 1/3 do volume da planta. As adubações podem ser anuais ou semestrais, o que varia de acordo com a espécie e a idade da planta, pois plantas mais jovens precisam de adubação em intervalos menores, visto que está em desenvolvimento e, portanto consome mais nutrientes que uma planta adulta. As adubações devem ser feitas no início da estação das chuvas.

Algumas espécies de Jasmim e de outras popularmente conhecidas como Jasmim:

jasminum_polyanthum

Nome Popular: Jasmim-dos-poetas, jasmim-de-inverno, jasmim-rosa
Nome Científico: Jasminum polyanthum
Família: Oleaceae
Origem: China
Ciclo de Vida: Perene

O jasmim-dos-poetas é uma trepadeira de textura semi-herbácea, bastante ramificada e de crescimento rápido, conhecida pelo perfume de suas flores. Seus ramos avermelhados apresentam folhas pinadas, com 5 a 9 folíolos verdes, de formato lanceolado. As inflorescências são axilares, em panículas e com numerosos botões cor-de-rosa que se abrem em pequenas flores brancas. As flores são rosadas por fora e brancas internamente, com 5 pétalas patentes e exalam um perfume adocicado.
Perfeito para jardins românticos e clássicos, sua folhagem farta e seu florescimento abundante são de uma beleza delicada e seu perfume suave aguça os sentidos. Produz um bom fechamento; por isso, a espécie é comumente usada para revestir cercas, caramanchões, colunas, pórticos, muros, treliças e grades; deve-se aproveitá-la em locais de tráfego ou descanso que permitam aproveitar seu perfume. No entanto, para pessoas mais sensíveis deve-se evitar seu uso próximo às janelas dos quartos, pois pode tornar-se enjoativa. A floração pode ocorrer no outono, inverno ou primavera de acordo com o clima.
Ideal para ser cultivada em regiões altas e de temperaturas amenas, sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Requer podas de limpeza e tutoramento anuais, que a deixarão sempre viçosa e florífera. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos, cortados após a floração. Também pode ser propagada por sementes, mergulhia e alporquia.

murraya_paniculata

Nome Popular: Jasmim-laranja, dama-da-noite, murta-de-cheiro, murta, murta-da-índia, murta-dos-jardins.
Nome Científico: Murraya paniculata
Família: Rutaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia e Malásia, Sul e Sudeste da Ásia
Ciclo de Vida: Perene

O Jasmim-Laranja é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizado para a formação de cercas-vivas, apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, lisos, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.
Na antiguidade, seus ramos floridos eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Adequado para cercas vivas formais ou informais, apresenta rápido crescimento quando jovem, que vai decrescendo com a maturidade da planta, o que reduz a necessidade de manutenção.

Para a formação de cercas vivas, deve-se plantar as mudas distanciadas em um metro umas das outras.
Devido à suas folhas pequenas e floração decorativa é excelente para a arte do bonsai.
Esta espécie exige uma atenção especial, pois o jasmim-laranja é sensível a uma grande variedade de pragas, tais como cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter Americanus). Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, motivo que levou algumas cidades a realizarem programas de erradicação do jasmim-laranja do paisagismo urbano e rural.

Possui uma facilidade de propagação muito grande, portanto pode tornar-se invasiva.
Deve ser cultivada à sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica rica em Fósforo e com regas periódicas principalmente no primeiro ano após o plantio. Podas de formação e desfolhamento na primavera estimulam a renovação da folhagem e adensamento da planta. Aprecia o clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, porém não tolera geadas fortes. Adubações semestrais e suplementação com quelatos de ferro ajudam a prevenir a clorose férrica e fortificam a planta. Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos.

Quisqualis300

Nome Popular: Jasmim-da-Índia, arbusto-milagroso, madagascar
Nome Científico: Quisqualis indica
Família: Combretaceae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene
O Jasmin-da-Índia tem a característica interessante de produzir flores que mudam de cor. Elas nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas. É amplamente utilizado no paisagismo devido a sua versatilidade e beleza. Pode formar maciços ou ser conduzido como trepadeira. Suporta podas, que devem ser realizadas sempre após o florescimento.
Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, com adubações orgânicas ricas em Fósforo a cada seis meses. Pode ser propagada por estaquia, mergulhia e por alporquia.
plumeria

Nome Popular: Jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena
Nome Científico: Plumeria rubra
Família: Apocynaceae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta, ou seja, a planta produz variedade de cores em suas flores.
Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, leve e bem drenado. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, ao ar livre, preferencialmente longe de dormitórios, pois seu forte perfume pode causar incômodo e alergias. Multiplica-se por estaquia.

thunbergia alata

Nome Popular: Jasmim-sombra, amarelinha, olho-preto, suzana-dos-olhos-negros, cipó-africano, bunda-de-negro, maria-sem-vergonha, jasmim-da-itália, bunda-de-mulata, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, carólia, erva-cabrita, erva-de-cabrita.
Nome Científico: Thunbergia alata
Família: Acanthaceae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Esta trepadeira, apesar de ser perene, pode ser utilizada como anual. É rústica e apresenta caule volúvel de crescimento rápido. Suas flores são amarelas, com o centro preto; muito ornamentais, porém há variedades de flores de coloração branca, rósea, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela.
Suas folhas são pecioladas sagitadas (em forma de seta), com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir rapidamente pergolados, cercas e treliças, inclusive servindo de barreira visual a fim de dar privacidade com leveza a uma determinada área. Devido ao seu potencial invasivo é considerada planta daninha em algumas situações.
Deve ser cultivada a pleno sol e é pouco exigente quanto ao solo, devendo ser fertilizada com fontes de fósforo e potássio para uma intensa floração. Tolera a salinidade e não tolera geadas. Dispensa tutoramento. Multiplica-se por sementes.

Outros tipos de Jasmim:

jasminum nudflorum
Jasmim-de-Inverno (Jasminum nudiflorum) – É conhecido popularmente por Jasmim-de-Inverno, pois floresce nas estações mais frias do ano, de Março à Agosto. Gosta de sol pleno ou meia-sombra. É um arbusto caducifólio (perde quase que totalmente suas folhas), atinge entre 2 e 3 metros de altura, possui folhas opostas, axilares, folíolos oval-oblongos e flores amarelas Para obter um crescimento mais compacto e forte o Jasmim deve ser podado depois de florir, na primavera.

jasminum_mesnyi

Jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi) – Arbusto escadente (enrola-se em suportes como colunas, estacas, cercas, etc.), possui flores amarelas, sendo bastante parecido com o Jasmim-de-Inverno. Diferentemente dos outros jasmins, não exala perfume. É resistente ao vento forte e ao sol direto. Não é exigente quanto à adubação. Floresce abundantemente na primavera e no verão, mas também é possível florescer fora de hora.

Algumas curiosidades sobre os Jasmins:
Na propagação, os rizomas não podem ser divididos quando estiverem na fase de dormência.
Alguns tipos de Jasmim, como o jasmim-da-noite, exalam um perfume muito forte durante a noite, portanto é aconselhável cultivá-lo em locais abertos e afastados de dormitórios. Já o jasmim-do-dia exala seu perfume durante o dia podendo ser cultivado em interiores bem ventilados.

O jasmim-dos-poetas é bastante utilizado na confecção de essências pelas indústrias cosméticas.
As flores do jasmim-árabe quando desidratadas são muito utilizadas para aromatizar o chá de jasmim, bebida muito apreciada na China.
As flores do jasmim-tabaco e a seiva do jasmim-manga são tóxicas.

painel florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



26 Responses

  1. Ameii conhecer mais da Flor na qual me identifico muito.
    Alem de ser belas, cheirosas e lindas são inacreditavelmente paressiderrimas comigo. Pois elas têm o mesmo “temperamento” do que EU.
    Tipo elas podem ser Amadas ou odiadas ao mesmo tempo que nesse ponto se comparam a mim.
    Grande Bjo! Amei a página.

  2. adoro jasmin e muito linda

  3. Tenho um jasmim ele se parece muito com o que aqui foi apresentado como Jasmim dos poetas, a flor é toda branquinha, mas tem um detalhe, não exala cheiro algum, adoro o cheiro do jasmim e não sei por que o meu não tem cheiro nenhum, vc pode me ajudar???

  4. Tenho jardim dos poétas, ela exala um perfume suave..
    Pena! Que só florescem uma vez ao ano.

  5. #5
    Sílvia Negrão 
    Friday, 23. September 2011

    Fiquei muito feliz com as informações deste site.

    Peguei um pegueno galho de Jasmim da India e estava pesquisado na internet exatamente para saber como era o nome desta planta tão singela e encantadora.

    Ela tem um perfume muito suave. Não sei se exala mais seu cheiro de dia ou se é à noite. Vocês sabem?

    Não sei se minha mudinha vai pegar, mas agora que já sei como se chama, vou poder adquirir outra muda se precisar. Agradecida e um abraço

  6. #6
    Hildegard 
    Sunday, 4. December 2011

    Olá!
    Tenho pés de jasmim manga de várias cores, branca, rosa e vinho, mas as folhas do pé branco, estão sempre com uma espécie de pó amarelo debaixo das folhas, e as folhas logo murcham e caem bem antes do tempo.
    Deve ser alguma praga que pode ser combatido com algum produto químico.
    O pé está bem no meio do jardim e isolado.
    Se existe alguma solução para isso gostaria saber.
    Obrigada

  7. Olá, eu gostaria de saber se a murraya paniculata (dama-da-noite ou jasmim laranja, entre outros nomes) aceita bem a alporquia? Tenho algumas árvores em minha residência que precisarão ser retiradas e gostaria de ter alguns galhos, propiciando ao bonsai. obrigado

  8. #8
    marines belluco pozzani 
    Sunday, 8. January 2012

    Ola

    gostaria de plantar o jasmim que serve para fazer cha (tipo cha chines) que possa ser tomado .Mas nao sei o nome cientifico e nem aonde comprar a muda .
    Por favor oriente-me.

    Abracos

    Marines

  9. #9
    Helena Rossi 
    Sunday, 5. August 2012

    Helena Rossi

    Gosto muito de jasmim da india.

  10. Olá!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos sobre o jasmim!

    Estou prestes a receber o apartamento novo e quero um lugar aconchegante, que me remeta à minha infância, qdo eu morava em uma casa que tinha um jasmim no quintal e todos os dias aquele cheiro maravilhoso invadia nossa casa e nossos sentidos.

    Terei uma varanda que vai pegar sol pela manhã. O jasmim é adequado para varanda de apartamento? Como é seu crescimento? Terei disponível uma parede para que ela ramifique, se for o caso, e um mini-pergolado. O que vc aconselha?

    Obrigada!!!

  11. #11
    Fátima Mendes Barbosa 
    Thursday, 27. December 2012

    Olá!
    Acho lindo e aprecio muito o Jasmim.
    Pretendo planta-lo em um vaso, para
    colocá-lo em minha varanda.
    Por isso pesquisei para saber como deve
    ser os cuidados.
    Me ajudou muito!
    Obrigada!…
    Fátima.

  12. #12
    Fátima Moncorvo 
    Wednesday, 27. February 2013

    Boa tarde!
    Gostaria muito de plantar o jasmim em vasos pequenos para enfeitar e perfumar minha casa, pois é uma flor muito bonita e delicada.
    Sendo assim, preciso de umas dicas sobre cuidados, já que pretendo que ela fique em ambiente fechado, apesar de claro e arejado.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Fátima

  13. #13
    Fátima Barroca 
    Wednesday, 29. May 2013

    Olá, boa tarde!
    Adorei seus ensinamentos, e gostaria de saber sobre o jasmim laranja, plantei um próximo á uma piscina em minha residência, em um espaço de 90×80 cm e gostaria de saber se fiz certo e que acabamento posso dar á ele no chão ao seu redor, porem penso em colocar separador de grama fazendo um circulo ao seu redor. Penso plantar pingo de ouro, juntamente com a roxinha, ou seria melhor eu plantar a grama amendoim ou à grama preta. o que fica mais bonito. por favor me responda. Agradecida desde já. Fatima.

  14. Tenho um único pé de Jasmim, acho que é da espécie laranja, pois é muito cheiroso.
    Como obtenho outras mudas a partir desse que já esta botando flores?
    gostaria de ter uma cerca viva de jasmins

  15. #15
    Cristina Portes 
    Thursday, 13. June 2013

    Fico muito feliz em fazer parte desse site e aprender mais sobre as plantas e flores que amo tanto! Também curto sua página no Face.
    Obrigada Sonia.

  16. Tenho um jasmim bogari e suas folhas caíram quase todas em uma semana..por favor o que devo fazer ??

  17. #17
    Aura Maria 
    Monday, 12. August 2013

    Gostei muito dos comentários, obrigada!
    Vim pesquisar sobre o jasmim, pois estou pensando em comprar para 2 vasos em minha sacada do quarto.
    Pergunto:
    De todos os tipos dessa planta pode-se tomar o chá das folhas com as flores? (Gostei das indicações!)
    Os diversos tipos do jasmim são bastante diferentes, qual o melhor pra se cultivar em vaso?
    Muito obrigada, pelas respostas que fico aguardando
    Abs,
    Aura

  18. Muito boa sua matéria.
    Também fiquei demasiado encantada pela trilha sonora. Belíssima! Como se chama?
    Obrigada.

  19. #19
    maria creuza 
    Tuesday, 3. September 2013

    adorei conheser tudo iso e muito bom sabe para que serve o cha desa flores destas plantas

  20. fiquei encantada com as belezas das flores estaos de parabens

  21. #21
    ana cappa 
    Thursday, 3. October 2013

    como é gostoso ouvir a musica adquirindo novos conhecimentos. parabéns.

  22. #22
    GIO DE CASTRO 
    Tuesday, 19. November 2013

    ADOREI AS INFORMAÇÕES,AMO JASMIM.CONSEGUI UMA MUDA DO JASMIM MANGA,BEM NA VERDADE FOI UM GALHO QUE UM JARDINEIRO QUE TAVA FAZENDO UMA PODA ME DEU,PLANTEI NUM VASO GRANDE NA MINHA VARANDA,COLOQUEI AREIA E ADUBO,TOU TORCENDO PRÁ ELE PEGAR,MEU RECEIO É QUE LÁ NÃO PEGA MUITO SOL,SERÁ QUE ELE VAI PEGAR?

  23. #23
    Flávia Cruz 
    Thursday, 21. November 2013

    Estou estudando Morfologia Floral e quando vejo um flor caída no chão recolho para estudar. Hoje peguei uma Flor de Jasmim Manga, mas nem sabia que era Jasmim. Estou feliz por ter consolidado meus conhecimentos neste site.
    Obrigada!

  24. #24
    Lázaro Lima 
    Thursday, 28. November 2013

    Olá Sonya, eu tenho um pé de jasmim estrela, mas agora fiquei sabendo que é jasmim dos poetas, mas enfim… Ele já tem vários anos e está bem grande, acho que uns 3 anos, mas nunca deu flor, queria saber se tenho que adubar com mais alguma coisa além de fosfato, que você disse é essencial para floração?
    Gostei muito das explicações.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado. Lázaro.

  25. #25
    Noemia Novaes Cruz 
    Saturday, 8. February 2014

    Quero saber para que serve o chá de jasmim, ou as raízes.

  26. #26
    maria r santos 
    Tuesday, 25. March 2014

    gostaria de saber se posso ter jasmim dentro do apartamento amo o seu perfume.queria colocar uma floreira.

Comente sobre o post