Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Capuchinhas

As Flores comestíveis, como capuchinha, amor-perfeito e calêndula, são cada vez mais usadas no preparo de saladas ou pratos quentes.
Elas e devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico em seu cultivo. Mas a melhor e mais segura forma de ter flores comestíveis é cultivá-las em casa. Além do prazer de plantar suas próprias flores, você vai ter certeza de estar consumindo um produto puro e livre de produtos químicos!

Para plantá-las basta preparar uma mistura (substrato) em partes iguais: 1 parte de terra vegetal; 1 parte de húmus de minhoca e uma parte e areia, se preferir, pode utilizar uma mistura já pronta, encontrada facilmente em viveiros de mudas, garden centers ou supermercados; sementes de flores comestíveis variadas e vasinhos pequenos

Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Antes de colocar a mistura, se desejar facilitar a drenagem na hora da rega, forre o fundo de cada vaso com um pedaço de manta de drenagem (ex. bidim), também facilmente encontrada no mercado. Evite usar pedras ou cascalhos para não deixar o conjunto muito pesado.

Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde.

Para cuidar de seu jardim de flores comestíveis, procure colocá-lo num lugar onde haja a incidência de sol por pelo menos 3 horas diárias. Pode ser uma sacada, o parapeito de uma janela ou a área de serviço. O sol da manhã é o melhor para as plantas.

Importante: Procure não colocar muita água, para não deixar o vaso encharcado. Nunca use inseticidas ou produtos químicos nas plantas.
As adubações devem ser feitas periodicamente, com adubo orgânico.

As flores podem entrar como ingredientes nas receitas, mas a forma mais fácil de usar as flores e colocá-las nas saladas. E então lá vai novamente o alerta: muitas flores podem ser tóxicas ou mesmo venenosas, por isso só use flores na alimentação quando tiver certeza de que não tenham nenhuma parte tóxica. Os alérgicos a pólen também devem ficar atentos.

Na hora de colher as flores, faça de preferência logo pela manhã ou no final da tarde. Evite os horários mais quentes do dia, pois o excesso de calor pode provocar ressecamento, perda de sabor e coloração.
Remova as partes não comestíveis de acordo com a exigência de cada espécie, como explicado nesta matéria.
Lave bem as flores em água não muito fria, evitando danificar as pétalas. Faça isso com delicadeza, pois as pétalas se danificam com facilidade. Para secar, ponha para escorrer em toalhas de papel.
Evite o calor excessivo na hora de acrescentá-las aos pratos, evitando a perda de nutrientes. Ou você pensa que as flores oferecem apenas beleza? Elas também são ricas em vitaminas A e C, além de minerais como ferro e potássio. E não se preocupe em afetar a dieta: 100g de pétalas fornecem, em média, 40 calorias.

As flores que podem compor o seu jardim de flores comestíveis são:
Goivos (Matthiola incana); Amor-perfeito (Viola tricolor); Capuchinha-anã ( Tropaeolum majus); Calêndula dobrada (Calendula officinalis); Cravina-anã (Dianthus chinensis); Violeta-da-damas (Hesperis matronalis)

formigas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Marina Pantoja 
    Thursday, 14. October 2010

    Adorei o post sobre flores comestíveis! Sou nutricionista e chef, estou montando uma empresa de refeições personalizadass e cursos de gastronomia funcional em Natal, RN. Depois de muito tempo querendo ter a minha própria horta, finalmente me vi no momento certo para cultivá-la. Porém, como onde moro não tenho acesso às flores, estas terão um destaque todo especial na minha pequena plantação.
    As informações apresentadas aqui foram de grande importância para o meu começo!

  2. Wonderful blog! I truly love how it’s easy on my eyes as well as the info are well written. I am wondering how I may be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which need to do the trick! Have a nice day!

Comente sobre o post