Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jacintos

Nome científico: Hyacinthus orientalis.
Família: Hyacinthaceae.
Nomes populares: jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim, hiacinto.
Etimologia: seu nome provém de Jacinto, da mitologia grega.
Origem: Mediterrâneo (África, Europa) e Ásia Menor (Síria).

Características gerais: planta bulbosa, herbácea, com 30 a 40 cm de altura. As folhas são espessas, brilhantes e longas. Apresenta inflorescência ereta, simples, cilíndrica, com flores cerosas, simples ou dobradas, nas cores rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela, formadas na primavera. Os jacintos exigem manejo cuidadoso e período correto de frio, sendo assim, só é possível observar sua floração no Brasil, após seu período de repouso em câmara fria, ou em alguns locais do sul do país.

Condições de cultivo: devem ser cultivados sob sol pleno, em solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica, recebendo regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera o calor excessivo.

Propagação: por meio de bulbos.

Usos: como flor de corte ou cultivado em vasos, jardineiras, maciços. É adequado aos jardins em estilo europeu.

Curiosidades: os bulbos de jacinto podem causar alergia em algumas pessoas e não devem ser ingeridos, pois podem causar fortes dores de estômago. O aroma pode ser forte demais para algumas pessoas, podendo causar náuseas e dores de cabeça.

O jacinto pode ser utilizado em algumas simpatias: para quem se desiludiu com a perda de um amor e está deprimido, recomenda-se colocar flores secas de jacinto debaixo do travesseiro. Em pouco tempo estará recuperado e pronto para um novo relacionamento.

No século XVIII, Madame de Pompadour, amante de Luís XV, mandou plantar uma infinidade de jacintos nos jardins de Versalhes, o que estimulou o plantio dessa espécie na França. As flores são usadas para fazer perfume no sul da França.

Apesar de ser uma planta venenosa, o pó do bulbo seco, em doses pequenas, é afrodisíaco.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Simpatia não anda separada da fé.

Comente sobre o post