Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hortencia
Gênero com 80 espécies, originário do leste da Ásia, América do Norte e América do Sul.

As cultivares da Hydrangea macrophylla são divididas em dois grupos:

Hortênsia prato, também descrita como Hydrangea serrata – tem cachos de flores em formato achatado similar a um prato, compequenas flores férteis no centro e em volta, na beirada do cacho as flores maiores são muito vistosas, porém estéreis.
Hortênsia bola – tem cachos redondos quase em formato de uma esfera, as flores grandes e vistosas, porém estéreis.

Hortênsias são muito versáteis nas mais diversas situações nos jardins e na paisagem. Elas são excelentes como planta isolada ou em grupos dentro de um canteiro com outros arbustos ou em grandes vasos ou floreiras. As Hortênsias trepadeiras (no Brasil ainda desconhecidas) gostam de uma parede na sombra ou o tronco de uma árvore. Os cachos das flores podem ser secados e usados em arranjos florais. Todas as partes da Hortênsia podem causar indisposição digestiva se ingeridas e o contato com as folhas pode causar reações alérgicas cutâneas em pessoas sensíveis.

Cultivo:
As hortênsias devem ser cultivadas em solos úmidos, bem drenados, moderadamente férteis e ricos em húmus, em locais ao pleno sol ou a meia sombra. Em regiões extremamente frias onde ocorrem ventos secos, ela gosta de um pouco de proteção. Algumas Hortênsias se tornam amareladas se cultivadas em solos muito alcalinos (pH muito alto). A cor da flor das Hortênsias é afetada pela relativa disponibilidade de íons de Alumínio no solo. Solos ácidos com pH mais alto do que 5.5 produzem flores com a cor rosa.

Hortênsias brancas não são afetadas pelo pH do solo.

Poda:
A poda da Hortênsia macrophylla normalmente se restringe a poda das flores passadas logo após a floração. Nesta ocasião se corta a flor com 1 ou 2 jogos de folhas abaixo. No Brasil isto deve ocorrer no inicio até a metade do verão. Fazendo está poda em tempo a hortênsia proporciona uma segunda floração, não tão abundante como a primeira, no final do verão ou no outono. Plantas muito grandes podem ganharuma poda mais rigorosa onde se poda até um terço do comprimento dos galhos.
Recomendamos esta poda em diversas alturas para manter um formato mais natural da planta. Uma parte deste tipo de podapode ser feita já no verão, época na qual se retira as flores passadas, e outra no inverno.

flor183

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. que flores bonitas

Comente sobre o post