Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A hortênsia é um arbusto semi-lenhoso, de ocorrência comum na China e no Japão. Atinge altura entre 1,0 a 2,5 m e produz cachos de flores de cores variadas( vermelha, rosa, azul, roxo e branco), dependendo do pH do solo. Os cachos brotam no meio das folhas, que são verde escuras, grandes, denteadas, brilhantes e coriáceas, e permanecem floridos durante mais ou menos 6 semanas.

Existem muitas variedades, e de um modo geral, se desenvolvem em locais sob luz indireta, com temperatura entre 12 e 21ºC, e em solo fértil, de boa drenagem e que deve ser irrigado sempre que necessário.

Propagação:
É realizada através de estacas, obtidas a partir de ramos sadios, geralmente após o florescimento.

Preparo das estacas: as estacas são pedaços de aproximadamente 20 cm, cortados de ramos com diâmetro em torno de 1 a 1,5 cm. O corte da base é feito em bisel, abaixo de um nó ou gema e o da ponta também acima de um nó; tem se o cuidado de retirar as folhas da base deixando-se somente 2 ou 3 da parte superior. São colocadas para enraizar em estufas, local telado ou em canteiros a pleno sol.

Substrato de enraizamento:
Pode-se utilizar uma mistura de 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina, onde serão fixadas as estacas de maneira que as folhas fiquem expostas. Após 30-90 dias as estacas estarão com brotos, realizando-se então o transplante para recipientes individuais ou canteiros.

Preparo do canteiro:
Deve ser preparado com antecedência, revolvendo-o e acrescentando uma mistura de esterco bem curtido e fertilizante, na proporção de 2,5 kg para cada 30 m.

Ambiente e Cultivo:
São plantadas em jardins. Gostam de clima ameno e de solo arenoso e rico em matéria orgânica. É preciso rega três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nos meses frios. Preferem sol pleno em locais frios e meia sombra em locais quentes. É bom poda-las anualmente para a sua renovação.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post