Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gloriosa_rothschildiana

O formato exótico e as cores vibrantes dessa flor explicam seu nome popular: gloriosa (Gloriosa rothschildiana). Pertencente à Família das Liliáceas (a mesma dos lírios), a gloriosa é uma trepadeira originária da África, muito resistente e de crescimento rápido, podendo atingir cerca de 2 metros de altura em pouquíssimo tempo.

A planta produz folhas verdes e lanceoladas (em formato de lança), com a extremidade recurvada formando uma pequena gavinha.

As flores – o verdadeiro espetáculo dessa trepadeira – surgem no final da primavera e durante todo o verão, com características bem peculiares: as sépalas, em tons alaranjados e vermelhos, viram-se para trás, expondo os ovários e estames, como se a flores estivessem viradas pelo avesso.

Fácil de ser cultivada, a gloriosa se propaga por meio da divisão dos rizomas e dá um ótimo resultado quando cresce com apoio, “escalando” uma treliça, por exemplo.

A planta produz floradas sucessivas durante o verão (as flores duram cerca de uma semana) e, com a chegada da estação fria, cessa o florescimento, chegando a perder as folhas nos meses do inverno – período no qual concentra suas energias para voltar a brotar na primavera.

Solo ideal: Arenoso. Em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Luminosidade: Necessita de luz solar plena. Pode desenvolver-se também à meia-sombra, desde que receba pelo menos 4 horas de sol direto.

Clima ideal: Quente e úmido.

Usos: Pode ser usada para revestir muretas, cercas e grades. Como flor de corte, é muito usada na criação de arranjos florais.

Outros nomes: garras-de-tigre e lírio-trepadeira

37

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    The Hunky Gardener 
    Friday, 29. August 2008

    Another plant lover. Too bad I can’t read any of it!

  2. #2
    Anonymous 
    Friday, 8. May 2009

    Olá Sonya, gostaria de uma orientação de sua parte, já plantei 3 mudas de Manacá Anão em minha residencia no litoral Paulista, porem no começo elas ficam bonitas e aos poucos vão caindo as flores e por fim secam, gostaria de saber quais os cuidados que devo tomar, no plantio, para regar e adubar afim que a mesma vá em frente. Agradeço.
    José Luiz Elias
    et_elias@terra.com.br

Comente sobre o post